Mitomania: Descubra o que é essa misteriosa doença

0
Mitomania: Descubra o que é essa misteriosa doença

Você já ouviu falar de mitomania? Sabe o que significa esse termo? Quais os sintomas das pessoas que possuem esse tipo de doença? Como ela atua na mente dos pacientes? É possível se curar da mitomania?

Essas perguntas serão respondidas agora. Preste bastante atenção nos tópicos a seguir e saiba mais sobre essa doença cruel e no mínimo, curiosa. Confira!

O que é mitomania

A mitomania é também conhecida como a doença da mentira. É quando o paciente tem a compulsão de mentir e faz isso a toda hora e com histórias cada vez mais incríveis e espetaculares.

Ela é considerada sim uma doença que ataca a parte psicológica do paciente. Ele não consegue falar a verdade e a suas mentiras são gigantescas, fantasiosas, como se fosse um filme de ficção. É como se ele passasse para as outras pessoas situações que ele sonha em ter na própria vida, mas como isso é impossível, inventa e diz ser verdade.

A mitomania é uma doença e tem tratamento. Não é o simples fato de uma pessoa ser mentirosa. É o estilo, a forma como a mentira é contada. O paciente acredita que está falando a verdade e inventa histórias dentro da cabeça dele e passa essas inverdades para as pessoas mais próximas.

É hereditária?

Muitos estudos da área da psiquiatria tentam desvendar de onde vem esse impulso pelas grandes mentiras. Alguns deles testam se a mitomania é hereditária e boa parte das conclusões é que se passa sim essa característica altamente mentirosa dos pais para os filhos.

Porém, não tem como afirmar que é uma das causas da doença a hereditariedade. Pode ser que isso ocorra. Mas não é uma regra, é apenas uma possibilidade.

Quais as causas?

As causas da mitomania tem a ver com as relações sociais que a pessoa com a doença possui. Normalmente, ela é excluída dos círculos sociais, já sofreu com bullying na escola, sempre foi rejeitada e/ou tem baixa autoestima. Todos esses componentes fazem com que ela crie um espetáculo na cabeça para conseguir viver com o mínimo de satisfação possível.

Assim, essas pessoas com baixa autoestima e sem um alto grau de sociabilidade começam a ter os primeiros sintomas da mitomania para tentar se enturmar. Tentando não se sentir isolada e percebendo que isso funciona, as mentiras aumentam, ficam cada vez mais fantásticas e espetaculares. Tudo com o intuito de se manter nesses grupos e se destacar dentro deles.

Isso é o que a psiquiatria conseguiu desvendar até agora. Pode ser que tenham outros problemas envolvidos, mas as causas mais específicas da mitomania ainda são desconhecidas.

mitomania a doença da mentira o que é tratamento

Tem como tratar?

Muito se discute e poucas pessoas entendem como tratar um paciente que tem o problema de mentir demais e a toda hora. Realmente, é complicado, porque essa doença quando é descoberta já faz parte da mentalidade dessa pessoa. Ela acredita que tudo que ela imagina e diz é realmente verdade.

É um tratamento complicado. Ele é feito com base em sessões com psicólogos e também psiquiatras que vão tentar tirar essa ideia das mentiras compulsivas da cabeça do paciente. Não é simples de se fazer, porque não se pode chegar e chamar a pessoa de mentirosa e dizer que ela só fala mentiras para as outras pessoas.

O objetivo do tratamento é fazer com que a pessoa perceba que ela é uma mentirosa compulsiva sem dizer isso a ela. E isso é extremamente complicado. Em alguns casos, medicamentos são até receitados por psiquiatras. O ideal é fazer o tratamento por meio de terapia e análise psicológica para que o paciente deixe de acreditar nas mentiras que diz.

A ajuda de amigos e familiares é essencial para acabar com a mitomania. Aumentar a autoestima do paciente, não criticá-lo, tentar trazer assuntos verdadeiros para serem discutidos e não deixar que eles tomem rumos fantasiosos, entre outras habilidades são importantes para ajudar a pessoa a sair dessa doença.

Tem cura?

A mitomania tem cura sim, só que é demorado e muitas vezes o resultado não é tão satisfatório assim. Como foi dito no tópico anterior, o tratamento é muito difícil. Como se dizer a alguém que ela mente compulsivamente sem acusá-la de mentirosa? Por isso a pessoa que sai dessa doença é realmente uma vitoriosa. E, normalmente, isso demora anos. São muitas sessões, muitas tentativas, muitas mudanças de hábito para que o paciente vença a mitomania.

Caso ainda tenha restado alguma dúvida a respeito da mitomania, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Leia também sobre Autismo clicando >> [AQUI] <<.

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *