Neoplasia: Saiba o que é, como ela surge e a diferença dele para o câncer

0
Neoplasia: Saiba o que é, como ela surge e a diferença dele para o câncer

Muita gente confunde a neoplasia com um câncer, porém existem sim diferenças entre essas duas condições. A neoplasia passou a ser muito pesquisada atualmente, por conta do uso desse termo por médicos que passaram a preferir esse termo mais técnica do que os mais comuns usados antigamente.

Nos tópicos a seguir você vai entender o que significa o termo neoplasia, como ela pode surgir no seu corpo e quais são os principais tipos existentes e que atacam o organismo humano. Confira!

O que é a neoplasia?

Neoplasia é sinônimo de tumor, o que não é sinônimo de câncer. Muitas pessoas confundem, mas é totalmente aceitável essa dúvida. Isso porque, por muitos anos, a própria medicina tratou como sinônimo os termos tumor e câncer, mas não é verdade.

Existem tipos, ou seja, de tumores que são benignos, que não causam mal para a saúde humana, que não se transformam em câncer. E existem outros, os chamados malignos que, esses sim, são câncer.

Então, não é porque você está com uma neoplasia que você está com câncer. Pode ser que sim, mas também pode ser que não. De qualquer forma, em praticamente todos os casos, sendo o tumor benigno ou maligno, o médico, normalmente, retira para evitar que esse tumor cresça e possa trazer algum mal para a saúde do paciente.

infográfico

Como surge?

Esse é ainda um grande mistério em muitas áreas da oncologia, que é a especialidade médica que trata dos tumores e do câncer. O que se sabe é que há um desenvolvimento desenfreado e desorganizado de células que formam esses tumores. Aí, eles podem se constituir apenas como um amontoado de células que não causa mal algum, ou, então, ser um processo autodestrutivo do corpo humano, em que essas células destroem outras, tecidos, órgãos e sistemas que é o caso do câncer.

Não se sabe as causas totais da neoplasia, mas algumas são bem conhecidas. Por exemplo, o consumo de cigarro pode causar a neoplasia no sistema respiratório, na boca e em outras partes do corpo. O consumo de alimentos com agrotóxicos também pode fazer os tumores aparecerem em diversos pontos do sistema digestivo, o mesmo vale para o consumo de álcool e o tumor no fígado ou rins.

Porém, algumas outras causas ainda não são muito bem conhecidas. Por conta disso também que o tratamento de câncer é complicado e muitas vezes incurável. É preciso que a medicina e a ciência avancem bastante para conseguir desvendar e responder a essas questões que podem salvar milhões de vidas em todo o planeta.

E se for a neoplasia maligna?

A maligna é o nome dado para quando esse tumor se transforma em um câncer, ou seja, quando ele passa a destruir as suas células, os tecidos, os órgãos e o sistema do corpo humano. Normalmente, nesses casos, o tumor cresce de forma desenfreada, com o passar do tempo.

Para evitar esse crescimento, é feito o tratamento por quimioterapia, radioterapia e outros tipos. Além disso, a cirurgia para retirada da neoplasia pode ser uma boa opção em conjunto com esses outros tratamentos.

A benigna causa mal à saúde?

A neoplasia benigna, embora muitos pensem o contrário, pode sim causar mal para a sua saúde. Já que essa bola de células pode atrapalhar algum sistema de funcionar direito. Por isso, a depender do tamanho, é feita uma cirurgia para retirar esse tumor.

Em outros casos, quando é muito pequeno, há apenas o acompanhamento médico de seis em seis meses, ou de ano em ano, para observar se há algum crescimento anormal desse nódulo, ou se ele mantém as mesmas características de benigno.

neoplasia desenho

Quais são os tipos da neoplasia?

Existem muitos tipos de neoplasia, em praticamente todos os tecidos e órgãos do corpo humano isso pode acontecer, desde o sangue, passando pelos ossos e demais órgãos, como pulmão, cérebro, coração, rins, fígado, estômago, etc.

O problema do câncer é que ele é uma doença que pode atingir qualquer parte do seu corpo, então a neoplasia também pode fazer isso, sendo que em muitas vezes não causa mal nenhum para o funcionamento correto do seu organismo.

Ela é dividida em graus?

A neoplasia é dividida em graus que são calculados pelo tamanho do tumor. A depender desse tamanho e de outras características como forma, textura, bordas, etc, ele passa a ter o sentido de benigno ou maligno.

Os graus também diferem de acordo com o tipo de neoplasia. A intraepitelial, ou seja, na pele, os graus mais graves são o 2 e o 3.

Tudo vai depender do tipo de neoplasia que você tiver, o local que ela se instalou e outras características próprias do tumor.

TEM DÚVIDAS SOBRE A LEUCEMIA? VEJA!

Se tiver ainda restado alguma dúvida sobre a neoplasia, deixe o seu comentário aqui embaixo.

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *