Nimesulida: O que é? Para que serve? Como tomar?

0
Nimesulida: O que é? Para que serve? Como tomar?

O Nimesulida é um anti-inflamatório que vem sendo cada vez mais utilizado pela população brasileira. Ele deixou para trás outros mais tradicionais, como o diclofenaco de sódio, por exemplo, e passou a ser o mais indicado, inclusive por médicos e farmacêuticos.

Neste texto, você vai conhecer mais a respeito deste medicamento que, provavelmente, já tomou alguma vez na vida. Caso ainda não o conheça, é a chance de saber para que serve o Nimesulida!

Para que serve o Nimesulida?

O Nimesulida é caracterizado como anti-inflamatório, analgésico e também como antipirético (combate a febre). De forma geral, ele inibe a produção de enzimas relacionadas a processos inflamatórios.

Isso faz com que o medicamento acabe com febres, dores, outros sintomas e com a própria inflamação.

O Nimesulida é muito utilizado em inflamações na garganta e no ouvido, mas a sua ação resolve qualquer tipo de inflamação, sem exceções.

nimesulida


Leia também o texto sobre Dor de garganta!


Pode ser usado por quem tem dor de dente?

Sim, o Nimesulida é utilizado bastante por quem tem dor de dente. Depois das inflamações na garganta e ouvido, é o mais comum de ser utilizado em casos de inflamação na arcada dentária.

Cada tipo de inflamação possui uma forma diferente de se tomar o Nimesulida. Em alguns casos é uma quantidade de 8 em 8 horas, em outros de 6 em 6 horas, por exemplo.

Tudo vai depender do estágio da inflamação e da quantidade de dor que o paciente está sentindo.

Nimesulida dá sono?

Existe um mito espalhado pela sociedade que alguns anti-inflamatório podem dar sono. Isso é mentira, a maioria dos resultados provam que Nimesulida não oferece sinais de sonolência.

Claro que em algumas situações pode ser que determinado paciente tenha um ou outro sintoma de cansaço, fadiga e sono, mas o normal é que não tenha nada.

Efeitos colaterais

Em casos raros, ele pode causar urticária, coceira, náusea, dor no estômago, perda de apetite, urina de cor mais escura, prisão de ventre, gases, suor, diarreia, tontura, vertigens e até mesmo aumento da pressão arterial.

Esses efeitos são muitos raros de acontecer, normalmente só existem em casos de superdosagem ou de pessoas que fazem muito constante do medicamento.

O Nimesulida, assim como qualquer outro remédio, deve ser tomado apenas durante o tratamento da doença. Após isso, é necessário que o paciente pare de ingerir as pílulas imediatamente.

Além dos efeitos colaterais, o Nimesulida também tem contraindicações. Se a pessoa tiver alergia ao ácido acetilsalicílico ou a outros componentes anti-inflamatórios não esteroides, é melhor não tomar o medicamento.

Ele também precisa ser evitado por pessoas que tenham problemas intestinais graves, como úlceras e hemorragias.

Além disso, grávidas e lactantes só podem ingerir o remédio com orientação médica.

Crianças apenas depois dos 12 anos, para elas existem outros medicamentos que fazem efeito parecido e são próprio para os pequenos.

Preço do produto e onde comprar

Existem diversas marcas de remédio que vendem o Nimesulida. Você pode encontrar em farmácias, a caixa do genérico pode menos de 10 reais.

Em algumas marcas mais famosas, esse preço pode subir e chegar até aos 20 reais.

Para comprar o produto e tantos outros por um preço mais em conta, sem sair de casa, clique no botão abaixo, eles vão te redirecionar as plataformas digitais de duas das maiores drogarias do Brasil.

Além dos seus produtos e serviços, essas lojas são de confiança, e você pode realizar sua compra com toda segurança. Não perca tempo de adquira logo seu produto!

botão onofre

botão araujo

Como tomar

Por ser um remédio forte, o Nimesulida deve ser tomado após as refeições, para evitar problemas nos estômago e fígado. Também é indicado que não se ultrapasse o limite de 400mg por dia. Ou seja, 4 comprimidos de 100mg.

A forma de tomar vai depender do grau da sua inflamação e da quantidade de dor que está sentindo. Em casos mais leves, são tomados 2 comprimidos por dia, de 12 em 12 horas. Em casos mais graves pode-se chegar aos de 8 em 8 horas e, até mesmo, de 6 em 6 horas.

Além do comprimido, existem o Nimesulida em comprimido dissolvido em água, em sachê granulado e em supositório. Todos eles seguem a mesma orientação do comprimido comum.

nimesulida

Nimesulida em gotas

No caso do medicamento em gotas com 50mg/ml, a posologia é a seguinte: uma gota para cada um quilo da pessoa. Lembrando que crianças não podem tomar o medicamento, apenas quem tiver mais de 12 anos.

Os pacientes podem tomar as gotas uma ou duas vezes por dia, a depender do estágio da inflamação.

Agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre o Nimesulida, compartilhe este texto nas suas redes sociais!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (11 votes, average: 3,55 out of 5)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *