Paracetamol: Como tomar? Dá sono? Quais que são os efeitos colaterais? Quem pode tomar?

0
Paracetamol: Como tomar? Dá sono? Quais que são os efeitos colaterais? Quem pode tomar?

Devido à rotina pesada e estresse do dia a dia, é muito comum o uso de medicamentos que ajudam a aliviar as dores. Os analgésicos e antitérmicos que não precisam de receita médica, são os mais consumidos, como é o caso do Paracetamol.  Trata-se de um medicamento que ajuda a aliviar dores e diminuir a febre de adultos e crianças.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar ou até mesmo usado o paracetamol, mas você sabe tudo sobre esse medicamento? Ainda não? Pois então continue lendo esse artigo que aqui você vai encontrar todas as informações que precisa sobre esse medicamento. No entanto, esse texto não substitui as orientações médicas, sendo necessário conversas com um profissional de saúde, antes de iniciar o tratamento.

Paracetamol: O que é?

É também conhecido como acetaminofeno um medicamento muito utilizado por pessoas de todas as idades. Isso ocorre porque o fármaco atua diretamente no nosso Sistema Nervoso Central e dessa forma,  possui propriedades antipiréticas e analgésicas, sendo excelente para combater dores moderadas e febre.

Além disso, o paracetamol também pode ser usado combinado com outros princípios ativos, assim ele será útil também para o alivio de dores mais severas.

Na maioria das vezes, é consumido em forma oral, porém ele também pode ser administrado por via intravenosa. É necessário seguir as instruções de uso e respeitar as dosagens, pois assim, ele é seguro para o consumo.

Para que serve?

Muito popular desde a década de 50, consiste em um medicamento indicado para a diminuir a febre e alívio de dores leves a moderadas em crianças e adultos e em seguintes casos para tratamento de:

  • Febre
  • Dores de cabeça
  • Dores musculares
  • Dor nas costas
  • Dor de dente
  • Cólicas menstruais
  • Gripes
  • Resfriados
  • Dores leves e moderadas relacionadas às artrites.
  • Dor de garganta

O paracetamol é um dos remédios mais populares no combate a dores, justamente pelo seu resultado garantido . O efeito do medicamento, dura cerca de 4 a 6 horas sendo que ocorre a partir de 15 a 30 minutos desde a sua primeira administração.

O paracetamol leva essa fama de eficácia garantida justamente graças a sua atuação direta no sistema nervoso central que busca regular a temperatura e assim diminuir a sensibilidade para a dor do paciente.

comprimido paracetamol

⚠ Lembrando que é de suma importância que você procure um profissional de saúde antes de iniciar o tratamento. Não é recomendado a automedicação. Converse e siga as orientações do seu médico.⚠

Composição do medicamento

A composição desse medicamento é dada por: Amido, amido pré-gelatinizado, amidoglicolato de sódio, povidona e ácido esteárico.

Onde comprar?

Se você deseja adquirir o Paracetamol seja em forma de gotas ou comprimidos, você sabia que pode comprar sem sair de casa? Há duas ótimas opções para você adquirir o seu medicamento online, como é o caso da drogaria Araújo e Onofre. Para você fazer aquela pesquisa de preços, é muito fácil, apenas clique em um dos botões de sua preferência e realize a sua compra.

Ambas são empresas sérias, que estão há muito tempo no mercado e não é atoa que cultivam diversos clientes satisfeitos com seus serviços.

A entrega á rápida, para todo o Brasil e sem burocracia. Lembrando que a compra desses produtos nessas farmácias é 100% segura, e sigilosa. Além de você encontrar diversas ofertas com preços que cabem no seu bolso.

Não perca essa oportunidade e compre sem sair de casa, com toda facilidade e praticidade.

Botão Araújo

Onofre botão

Posologia: Como devo tomar?

O uso é oral, você pode encontrá-lo em gotas e comprimidos, sendo as dosagens para crianças menores de 12 anos, maiores de 12 anos e adultos  diferentes. Abaixo você verá em detalhes todas as informações necessárias de como tomar o paracetamol 500mg, 750mg, gotas, infantil e mais.

Lembrando que o uso do paracetamol, assim como todo medicamento, deve ser orientado acompanhado por um profissional da saúde.

Paracetamol 750mg

O indicado é tomar um comprimido, 3 a 5 vezes ao dia. Não é recomendado exceder a dosagem e tomar mais de 5 comprimidos.

O paracetamol de 750 mg não pode ser partido ou mastigado.

Paracetamol 500mg

O recomendado é tomar de 1 a 2 comprimidos 3 a 4 vezes ao dia. E também não excedendo 8 comprimidos administrados em doses fracionadas em um período de 24 horas.

Gotas

O paracetamol em gotas é mais indicado para crianças de até 12 anos ou também para pessoas que por algum motivo não gostam ou não conseguem fazer o uso de medicamentos em comprimido.

  • Para criança abaixo de 12 anos 

1 gota  por kg  de peso até a dosagem máxima de 35 gotas. Por exemplo, se a criança pesa 14 quilos, deve tomar 14 gotas.

A orientação é que a dose recomendada de paracetamol varia de 10 a 15mg/kg/dose, com intervalos de 4 a 6 horas entre cada administração.

OBS: É necessário procurar um médico antes de iniciar o tratamento para crianças abaixo de 11kg ou 2 anos.

  • Para adultos e crianças acima de 12 anos

A recomendação nesse caso é de 35 a 55 gotas, 3 a 5 vezes ao dia.

A dose diária máxima de paracetamol é de 4000mg  ou seja, 275 gotas administrados em doses fracionadas, não excedendo a dose de 1000mg/dose, 55 gotas, com intervalos de 4 a 6 horas, no período de 24 horas.

paracetamol

Com codeína

Também conhecido como PACO (paracetamol + fosfato de codeína), o paracetamol com codeína é indicado para dores moderadas e intensas. Dessa forma, normalmente são provenientes de contusões, luxações, fraturas, distensões, ou traumas.

Seu uso deve sempre ser orientado por um médico, ou cirurgião dentista já que é muito utilizado para extrações dentárias e nos pós-operatórios.

Além disso, o uso do paracetamol com codeína é contraindicado à pessoas com hipersensibilidade ao próprio paracetamol, ou ao fosfato de codeína, e também a mulheres grávidas ou lactantes, no entanto, não houve estudos que comprovassem se o uso do paracetamol com codeína por mulheres grávidas ou lactantes trazem ou não prejuízos à saúde do bebê e da mãe.

Leia também:  Tudo sobre o Dipirona!

Leia também:  Para que serve o Nimesulida? 

 Leia também: Neosaldina!

Paracetamol dá sono?

Muitas pessoas ficam em dúvidas se o consumo desse medicamento pode dar sono.  O que acontece é que o paracetamol é um medicamento que possui como um dos seus efeitos colaterais a sonolência, porém não são todas as pessoas que sentem sono após usá-lo, tudo irá depender do organismo de cada pessoa.

Possui contraindicações? Quem não pode usar?

O paracetamol é contraindicado para pessoas que sejam hipersensíveis ao próprio paracetamol, ou qualquer componente de sua fórmula.

Além disso, pessoas com problemas no fígado, com problema de alcoolismo, mulheres grávidas ou mesmo lactantes, devem consultar um médico antes de iniciar o tratamento com o paracetamol para que ele possa analisar cada caso e liberar ou não o uso deste medicamento.

Esse remédio tem efeitos colaterais?

Embora seja um excelente analgésico, seu uso ainda poderá trazer vários tipos de efeitos colaterais aos indivíduos, como podemos destacar:

  • Alterações no humor
  • Cansaço
  • Coceira na pele
  • Menor volume de urina
  • Vômitos
  • Vermelhidão
  • Diminuição ou perda do apetite
  • Náuseas
  • Pele com cor amarelada
  • Diarreia
  • Fraqueza
  • Confusão mental
  • Icterícia
  • Hipoglicemia
  • Lesões na pele
  • Dores leves e moderadas

Nem sempre as pessoas que usam o paracetamol possuem todos esses efeitos colaterais, mas assim que surgirem os primeiros sintomas, o médico deverá ser consultado.

Além dos efeitos citados acima, o usuário do medicamento também poderá ter hipersensibilidade ao medicamento, o que poderá gerar problemas como eritema pigmentar fixo, urticária e choque anafilático. Se você perceber algum dos sintomas acima, suspenda o remédio imediatamente.

✽ Não incentivamos a automedicação, antes de iniciar o tratamento converse com um médico. ✽

E em caso de Dengue?

Muito se discute acerca do tratamento de dengue com o uso do paracetamol, ainda que o ministério da saúde recomende o uso do medicamento, pesquisadores afirmam não haver base científica comprovando sua eficácia.

Portanto, o ideal é que sempre busque ajuda médica em casos de suspeita de dengue antes mesmo de iniciar o tratamento com qualquer medicamento.

Grávida pode tomar?

Apesar desse medicamento também ser indicado para grávidas e lactantes é muito importante que as orientações e recomendações do médico sejam seguidas para evitar qualquer dano ao bebê. Além disso é crucial que o remédio seja administrado por um tempo curto.

paracetamol

O medicamento aborta?

Não existem estudos que comprovem que o medicamento em questão provoque aborto. O que se sabe é que as dosagens para grávidas devem ser administradas por um período curto, e sob prescrição médica.

Paracetamol e idosos

No geral os pacientes idosos podem seguir as mesmas recomendações de uso dos pacientes adultos.  Porém é importante a conversa com um profissional de saúde antes de iniciar o tratamento, pelo simples fato de que é necessário averiguar as possíveis interações medicamentosas e reações adversas próprias do medicamento que podem ser mais intensas nesse tipo de pacientes.

Posso misturar com álcool?

Não. Pessoas que fazem uso constante de bebidas alcoólicas devem evitar o uso do medicamento ou devem consultar um médico para uma melhorar orientação. Isso porque, podem apresentar um maior risco de doenças no fígado se forem ingeridas doses excessivas do medicamento.

Dicas para melhorar o efeito do remédio

Abaixo listamos algumas dicas para que os efeitos do medicamento para alívio de febre e dor sejam melhores, e assim seu tratamento seja mais eficaz. Confira!

  • Tome o remédio sempre no mesmo horário, respeitando os intervalos
  • Use menos roupa durante o tratamento
  • Tome banho com água morna
  • Fique em repouso
  • Beba bastante água
  • Tome sopa fria em todas refeições.

Ainda tem alguma dúvida sobre o paracetamol? Então nos deixe um comentário que em seguida responderemos você!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *