Paralisia do Sono: Esclarecemos todas as suas dúvidas sobre esse distúrbio!

0
Paralisia do Sono: Esclarecemos todas as suas dúvidas sobre esse distúrbio!

A paralisia do sono é uma sensação assustadora para muitas pessoas que sofrem desse problema. Ela tem sido cada vez mais comum nos últimos anos, por conta do estilo de vida que as pessoas levam, que tira a importância de uma boa noite bem dormida por conta das preocupações, do estresse e da ansiedade.

A seguir, você vai conhecer toda a verdade a respeito da paralisia do sono. O que ela é de fato, os sintomas, se tem tratamento, se tem cura, as causas e se existe algum tipo de relação sobrenatural com esses episódios. Confira!

Aprenda o que é paralisia do sono!

paralisia do sono

Para quem não sabe, a paralisia do sono é quando a pessoa não consegue se mover, nem respirar, enquanto dorme. Há uma sensação estranha no corpo, de que a pessoa esteja acordada, mas, ao mesmo tempo, incapacitada de realizar qualquer atividade, da mais simples que seja, como o ato de respirar.

Por conta desse alto nível de estresse trazido pelo medo de não conseguir se mover ou respirar, a pessoa pode ter uma série de alucinações. Algumas dizem ver vultos, outras sentem que estão levitando, que a alma está saindo do corpo, como se estivesse morrendo.

Claro que tudo isso é fruto da imaginação da pessoa, por conta do momento de alta tensão que ela está passando.

Quais são os sintomas e as opções de tratamento?

paralisia do sono

Os principais sintomas da paralisia do sono são a incapacidade de se mexer e de respirar. Nem todo mundo tem as alucinações, mas alguns pacientes relatam sentir e ver essas situações mais estranhas e sobrenaturais.

Tudo isso tem sentido científico. A paralisia é um tipo de sonho em que o despertar e o dormir estão divididos em uma linha muito tênue. Ela ocorre, principalmente, quando a pessoa está indo dormir ou está perto de acordar. O chamado sono REM (Rapid Eye Movement ou momento rápido do olho, é a fase em que ocorre os sonhos mais vividos).

O cérebro vê essa inconsistência do corpo entre acordar e permanecer dormindo e ativa áreas neurais para que você não consiga se mexer.

O objetivo cerebral é que você evite de se machucar ou sofrer qualquer coisa, por conta desse erro cometido pelo próprio organismo humano. É aí que a pessoa não consegue se mexer, respirar, falar, enfim, nada mesmo.

Alguns medicamentos podem ser usados no tratamento da paralisia do sono, principalmente os que controlam os distúrbios de sono, a ansiedade, o estresse e a depressão.

No mais, pessoas que já tiveram várias vezes a condição, conseguem controlar, com o passar do tempo, para que ela não ocorra mais. Sabem até prever a possibilidade da paralisia ocorrer, aí evitam que ela aconteça.

As causas da paralisia do sono podem matar?

Vários cientistas já estudaram a respeito da paralisia do sono e todos garantem que ela não causa morte. Isso porque o corpo age como uma forma de defesa, ou seja, quando a falta de respiração passa a te fazer mal, ele libera os seus movimentos para que você consiga respirar. Não existe caso algum de morte causada pela paralisia do sono.

Esse é talvez um dos principais mistérios que envolvem a paralisia do sono. Ela é uma condição ligada a diversos problemas relacionados a falta de uma noite bem dormida.

Pessoas com apneia ou narcolepsia são mais propensas a terem esse tipo de problema. Assim, como quem sofre de insônias, de dificuldade de dormir, tem sono mais leve, tudo isso influência.

Além disso, o uso de drogas, de álcool, sonos induzidos por medicamento, o estresse, mudança de hábitos e de ambiente, sono irregular são algumas das principais causas.

Existem outras duas causas que são muito interessantes. Algumas pessoas, por já terem tido diversas experiências de paralisia do sono, conseguem induzir que ela ocorra. Isso mesmo, há uma técnica em que a pessoa de forma consciente consegue fazer com que a condição surja.

Outra situação interessante é quando as pessoas possuem um tipo de sonho lúcido, que parece que está acordado, de verdade, não há fantasias ou situações impossíveis. Normalmente, quando isso acontece é sinal de que a paralisia do sono vai surgir logo depois.

Tem relação com o espiritismo?

relação espirita

Várias religiões, principalmente as que levam a doutrina espírita, dizem que há relação entre a paralisia e situações sobrenaturais.

Porém, a ciência é enfática em dizer que não há nenhum tipo de experiência espiritual. É uma condição comum do corpo humano, que o cérebro usa para proteger o próprio corpo.

Se tiver gostado deste texto sobre a paralisia do sono, compartilhe-o nas suas redes sociais!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *