Problemas no fígado: Os mais comuns e o que eles podem causar!

0
Problemas no fígado: Os mais comuns e o que eles podem causar!

Problemas no fígado são sempre perigosos e precisam de atenção redobrada. Isso porque ele é um dos órgãos vitais do corpo humano. Caso pare de funcionar, todo resto também para e a pessoa morre. Além disso, o fígado pode chegar a ficar irrecuperável, a depender da situação em que ele se encontra.

Nos tópicos a seguir você vai entender e conhecer os principais tipos de problemas no fígado, os sintomas e os tratamentos mais utilizados para recuperar um dos principais órgãos do corpo humano. Veja!

Problemas no fígado: Tratamento

No início do mês de junho de 2018, o humorista Whindersson Nunes descobriu que estava com gordura no fígado. A partir de então, ele fez uma dieta, começou a praticar exercícios físicos e emagreceu bastante só para eliminar esse problema.

A gordura no fígado é um dos mais graves problemas que podem ocorrer nesse órgão. Ela surge por conta da má alimentação, do consumo de bebidas alcoólicas, da falta de atividade física, enfim, dos hábitos nada saudáveis.

O problema é que a gordura no fígado pode se transformar em um câncer ou em cirrose. O câncer de fígado é um dos que mais mata no Brasil e no mundo e a cirrose é praticamente incurável. Por isso, o principal tratamento para problemas no fígado é, exatamente, ter hábitos saudáveis, comer bem, praticar esportes e não ingerir bebidas alcoólicas.

Existem outros problemas no fígado também, como a icterícia que deixa a pessoa com a pele toda em tonalidade amarelada. O uso de medicamentos é feito nesses casos e também em outras situações, como a hepatite e outras doenças que atacam esse órgão vital.

Em casos mais extremos apenas o transplante de fígado é possível para curar a pessoa e fazer com que ela tenha mais alguns bons anos de vida.

Causa dor de cabeça?

Alguns dos problemas no fígado podem ter a dor de cabeça como sintoma, mas isso depende muito. A questão da gordura no fígado, por exemplo, o único sintoma é a barriga inchada, a famosa barriga de cachaceiro, aquela que é grande, pontuda e dura. Mas só isso. A pessoa se mata sem nem ao menos perceber.

Em casos de inflamações, infecções, como a icterícia e a hepatite, a dor de cabeça é um dos sintomas mais comuns. Porém, não é sempre que a cabeça vai te informar que você está com algum problema no seu fígado.

Exame para detectar problemas no fígado

O que fazer?

A primeira mudança que você deve tomar na sua vida é a de começar a se alimentar corretamente, ingerir menos gordura, menos carboidrato e incluir alimentos como salada, frutas,  fibras e outros alimentos que ficam mais próximos a base da pirâmide alimentar. Além disso,  é importante praticar exercícios físicos regularmente e evitar o uso de bebidas alcoólicas e outras drogas que atacam diretamente o fígado.

Com os hábitos saudáveis em dia, é hora de também começar a visitar os seus médicos com uma maior frequência. Vá ao hepatologista, ao endócrino, ao gastro, faça os exames, veja se há algum problema e comece o tratamento.

Somente cuidando da saúde da forma correta é possível prevenir problemas no fígado. 

Significado

Os problemas no fígado podem significar muitas coisas, mas a base é que quando isso ocorre o seu corpo não está mais filtrando as toxinas e tudo o que é ruim que você ingere no dia a dia. Essas toxinas vão se espalhar pelo seu corpo até ele não aguentar mais. Por isso, vá sempre ao médico, faça exames de rotina, veja como está a sua saúde antes que seja tarde demais.

Causa diarreia?

Nem todos os problemas no fígado causam diarreia, alguns sim, mas outros não. Por isso, a única forma de saber se o seu fígado está ou não saudável é indo ao médico e fazendo exames.

Esses sintomas como a diarreia e a dor de cabeça podem aparecer em centenas de doenças e problemas de saúde diferentes. O ideal é manter hábitos saudáveis e visitar o médico com frequência para descobrir, de fato, qual problema você tem, isso se você tiver algum problema.

Se ainda tiver restado alguma dúvida sobre o assunto, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *