Próstata aumentada: Conheça as principais causas, como é feito o diagnóstico e o tratamento

0
Próstata aumentada: Conheça as principais causas, como é feito o diagnóstico e o tratamento

Depois dos 40 anos fica mais comum que homens tenham problemas na região da próstata, como é o caso da próstata aumentada. Por conta disso, é que os exames nessa parte tão importante do corpo masculino são essenciais a partir dessa idade.

Apesar de muitos terem medo da próstata aumentada ser algo mais grave, nem sempre essa é a real situação. Nos tópicos a seguir você vai entender o que é a próstata aumentada, as causas, como é feito o diagnóstico e também o tratamento. Veja!

O que é próstata aumentada?

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que ajuda a produzir os hormônios que vão formar o sêmen. Quando ela fica aumentada, isso é, quando ela cresce, pode trazer alguns problemas para o homem. Isso porque com a glândula maior, ela ocupa outros espaços que pertenciam a outras partes do corpo, como a uretra e a bexiga.

É normal que com o passar dos anos o tamanho da próstata aumente. Isso ocorre com todos os homens, praticamente. O problema é quando ela cresce demais e causa aí essas dificuldades que aumentam a vontade de urinar, ou diminuem, apertam a uretra, gera dor, e deixa a bexiga com sensação de cheia o tempo todo.

Quais as causas?

O envelhecimento do homem é causa natural da próstata aumentada, ela vai crescer mesmo, pode ter certeza disso. O problema é se esse crescimento vai trazer algum mal a você. Por isso, os exames são tão necessários após os 40 anos.

O motivo dela crescer é desconhecido. Alguns pesquisadores dizem que é por conta da pouca utilização testicular que faz com que ela produza muito hormônio que não é usado e, assim, cresça. Porém, são apenas suposições. É um fenômeno comum a todos os homens e, por isso, todos devem fazer os exames necessários quando chegar a idade certa.

Próstata aumentada: conheça as principais causas, como é feito o diagnóstico e o tratamento desenho

Quais os sintomas da próstata aumentada?

Você pode não ter sintoma algum da próstata aumentada e ela não fazer nenhum mal a você. Porém, ela também pode bloquear a passagem de urina na uretra, ou apertar demais a bexiga ao ponto de você ter uma incontinência urinária, entre outras situações mais graves, como o surgimento de um tumor.

Os principais estão na questão urinária. Se você percebeu que está com um hábito de urinar diferente, seja para mais ou para menos, dolorido, pouca quantidade, grande quantidade. Enfim, qualquer coisa, procure um médico, a causa pode ser o aumento da próstata.

JÁ TEVE PROBLEMA DE INFECÇÃO URINÁRIA? SABE COMO TRATAR? CONFIRA!

Quais os fatores de risco?

O principal fator de risco é o envelhecimento do homem, já que é quase obrigatório o fato da próstata aumentar com o passar da idade. Outra questão importante é se há algum caso na família, isso vale até para o câncer, inclusive. Se seu pai, avô, irmão, tio teve algum problema na próstata, fique atento, porque você tem chance de ter também.

Como diagnosticar próstata aumentada?

Existem alguns exames que detectam a próstata aumentada. Os principais são os de análise de urina, mas, além dele, também o PSA que observa a possibilidade de câncer e também o toque retal.

Como tratar?

Existem vários tratamentos, tudo vai depender do grau da próstata aumentada. Existem situações que não é preciso fazer nada. Em outras podem ser usadas medicamentos, mudanças nos hábitos de vida e até cirurgia em casos de maior necessidade.

Próstata aumentada: conheça as principais causas, como é feito o diagnóstico e o tratamento médico

A próstata aumentada causa dor?

A depender da situação da sua próstata, pode sim causar dor o aumento. Principalmente, se ela apertar a uretra e a bexiga, com certeza, você vai sentir dor por conta da força que precisa fazer para urinar.

Causa disfunção erétil?

Sim, a próstata é uma das partes mais responsáveis pelo prazer do sexo masculino. Quando ela é afetada, todo esse mecanismo sexual e reprodutivo também sofre e isso pode causar a disfunção erétil.

Quando a cirurgia para próstata aumentada é indicada?

A cirurgia só é indicada em casos bem específicos, que não traz perigo ao paciente e que se torna, realmente, necessária para eliminar o problema.

Qual o melhor remédio?

Quem vai te dizer isso é o seu urologista. Cada situação exige uma forma de tratamento diferente. Os remédios mais comuns são a finasterida e a dutasterida, mas nem sempre são esses os utilizados.

Se tiver restado ainda alguma dúvida a respeito da próstata aumentada, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *