Quimioterapia: Saiba tudo sobre esse tratamento contra o câncer!

0
Quimioterapia: Saiba tudo sobre esse tratamento contra o câncer!

O câncer é uma das doenças mais tristes e perigosas do planeta. A falta de achar uma cura real para essa doença causa um grande desafio para a medicina e para toda a ciência mundial. O pouco que se sabe sobre cura e tratamento está em torno de um protocolo internacional que inclui processos como a quimioterapia.

A quimioterapia é um tratamento muito forte, que muda a vida do paciente completamente e traz efeitos colaterais pesados, que atrapalham a própria autoestima do paciente com câncer durante o tratamento.

Porém, apesar de não ser um tratamento agradável, ele é imprescindível em alguns tipos específicos de câncer, já que pode ser a única forma de cura de uma pessoa com algum tumor maligno.

Nos tópicos você vai entender o que é quimioterapia, os tipos existentes e outras informações sobre esse tratamento contra o câncer. Veja!

O que é quimioterapia?

A quimioterapia é a introdução de medicamentos por diversas vias que destrói células cancerígenas em qualquer parte do corpo da pessoa. Com isso, ela reduz ou até para com o crescimento do tumor no paciente com câncer.

Existem duas formas de se tratar pela quimioterapia: a mais comum é a injeção dos medicamentos quimioterápicos, já a segunda, é por meio de medicamentos que possuem o mesmo efeito.

paciente com quimioterapia

Quais os tipos?

Existem alguns tipos de quimioterapia que são definidas a partir das possibilidades que o paciente pode ter. A primeira e mais positiva é a quimioterapia curativa, que, realmente, pode trazer a cura para o paciente.

A segunda é a quimioterapia adjuvante, ela é auxiliar da cirurgia para a retirada de tumor, é a mais utilizada pela oncologia internacional. A pessoa retira o tumor e depois faz algumas sessões de quimio para destruir totalmente as células malignas que ainda restaram no corpo dela.

Além dessas, existe também a neo-adjuvante que é a que mistura a quimioterapia com a radioterapia para além da cirurgia e eliminar ou estabilizar o crescimento do tumor. E também a paliativa que é apenas para dar uma qualidade de vida melhor ao paciente, caso ele já não tenha mais a possibilidade de cura.

Existe também a divisão por cor do medicamento. A quimioterapia branca que é feita a partir de um remédio que tem cor transparente e a quimioterapia vermelha, em que o líquido do remédio tem tom avermelhado.

Quimioterapia neo-adjuvante

 Como já foi fito, a quimioterapia neo-adjuvante é a que mistura a cirurgia com a radioterapia e a quimioterapia para a destruição das células cancerígenas ou estabilização do crescimento do tumor.

Antiviral

A antiviral é a quimioterapia usada em tratamento contra infecções causadas por alguns vírus específicos, mais graves, que podem trazer males mais perigosos para a saúde do paciente. É diferente da quimio para o câncer e é usada em situações raras.

máquina quimio

Quimioterapia antiblástica é a mais usada?

Quando ela é aplicada no tratamento de câncer, a quimioterapia é chamada de antiblástica. É apenas o nome dado para esse tipo específico de tratamento, em que a quimio é mais utilizada.

Pode matar?

A quimioterapia é o tratamento para uma doença que pode matar. A causa da morte da pessoa, normalmente, é o próprio tumor e não o tratamento por via quimioterápica.

Caso o oncologista veja que a quimioterapia possa trazer mais mal do que bem para o paciente, provavelmente, ele vai indicar outra forma de tratamento, como a radioterapia, por exemplo.

Por isso, é bem improvável que uma pessoa morra por conta da quimioterapia. São casos bem raros que isso pode acontecer.

Quais os efeitos colaterais da quimioterapia?

Esses sim são os principais problemas da quimioterapia. Ela ataca as células malignas, mas acaba também afetando todo o funcionamento do organismo humano.

O sistema imunológico do paciente vai a níveis baixíssimos. Ele fica super fraco, cansado, não consegue realizar atividades comuns do dia a dia. O tratamento é complicado, os cabelos caem, podem ocorrer enjoos, vômitos, fraqueza, cansaço, feridas na boca, falta de apetite, perda de peso, diarreia ou prisão de ventre, pele ressecada, anemia, infecções, feridas na boca, enfim, são muitos os efeitos colaterais que uma pessoa em tratamento quimioterápico pode ter.

A quimioterapia é um tratamento complicado, mas necessário para salvar a vida de milhares de pessoas. Se tiver ainda alguma dúvida a respeito da quimioterapia, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *