Radioterapia: Veja como funciona esse tratamento contra vários tipos de câncer

0
Radioterapia: Veja como funciona esse tratamento contra vários tipos de câncer

Existem diversos tratamentos disponíveis pelo protocolo médico internacional que são aceitos para a luta contra o câncer. Um dos mais comuns é a radioterapia, que é bastante usada em tumores na próstata e também na mama.

Nos tópicos a seguir, você vai entender como funciona a radioterapia, quando ela é indicada para o tratamento de tumores malignos e outras informações relevantes sobre esse método. Confira!

Como funciona a radioterapia? 

A radioterapia é um tratamento por meio de uma radiação de alta energia que é aplicada, exatamente, onde se encontra o tumor. Essa radiação penetra na pele, atinge o tumor e começa a matar esse câncer aos poucos, sessão por sessão.

Outra utilidade da radioterapia é que ela queima parte das células cancerosas para que elas não se desenvolvam e o câncer não avance. Não é certeza de sucesso, mas é um tipo de tratamento que ajuda bastante a melhorara a qualidade de vida do paciente e até trazer a cura para tipos específicos de câncer.

paciente radioterapia

Quais são os efeitos?

O bom da radioterapia é que ela, praticamente, não tem efeito colateral, bem diferente do que ocorre com a quimioterapia. O máximo que a pessoa sente é um pequeno incômodo ou dor no local da radiação, mas é muito raro. E alguns efeitos que ocorrem pouco tempo depois da sessão, como um mal estar, enjoo, cansaço, dor de cabeça, entre outros.

A queda de cabelo também pode ocorrer na radioterapia, mas é muito mais incomum do que na quimioterapia. Outra questão é que no tratamento de câncer de próstata, pode ser que o homem tenha dificuldades sexuais, como de ereção e fertilidade, por exemplo, por conta da radioterapia.

Radioterapia trata câncer de próstata? 

No caso do câncer de próstata, a radioterapia é um dos tratamentos mais indicados pelo protocolo internacional de oncologia. Isso porque ela atua com alta eficiência e consegue manter o tumor do mesmo tamanho, sem crescer, ou até destrói o tumor como um todo.

Pacientes com o câncer mais avançado, consegue viver por anos sem o aumento do tumor, graças à radioterapia. Ou seja, a pessoa consegue conviver com o câncer e ter uma vida normal por anos. Em muitos casos, o paciente morre por outro motivo que não é o câncer em si.

Claro que em casos muito avançados, não há muito o que se fazer. A radioterapia funciona como uma solução paliativa para dar mais qualidade de vida ao paciente e também para que a vida dele dure alguns meses ou anos a mais.

Câncer de mama

No caso do câncer de mama, existem diversas possibilidades. A mais comum é a cirurgia para a retirada do tumor e depois algumas sessões de quimioterapia para matar o restante das células cancerosas que permaneceram no corpo do paciente.

Porém, pode ser definido pelo médico que seja feito o tratamento misto, ou seja, que após a cirurgia, o paciente faça a quimioterapia e também a radioterapia. Essa pode ser a escolha para caso de ter uma certeza maior da morte das células malignas e garantir que a pessoa esteja livre, de verdade, do câncer.

radioterapia

A radioterapia faz o cabelo cair?

A radioterapia pode ter como efeito colateral a queda de cabelo, mas em comparação com a quimioterapia é uma condição bem mais incomum. Ou seja, existem diversos casos de pacientes radioterápicos que não tiveram queda de cabelo. Já os quimioterápicos, com certeza, terão queda de cabelo.

Rádio x Quimio 

A radioterapia e a quimioterapia são tratamentos usados para o enfrentamento de tumores malignos que causam os diversos tipos de câncer que existem no mundo. A radioterapia é usada em tratamentos específicos, como próstata e mama, é menos invasivo, tem menos efeitos colaterais, só que também é menos eficiente que a quimioterapia.

A quimioterapia é um tratamento muito mais forte, com medicamentos que matam as células cancerosas e pode provocar diversos efeitos colaterais no paciente. Quem vai decidir o tipo de tratamento para a pessoa é o próprio oncologista.

Antiálgica

A radioterapia também pode ser usada para aliviar a dor de determinados tumores, principalmente, em caso de metástases. Funciona como um paliativo mesmo para dar mais qualidade de vida ao paciente que está em uma situação incurável.

Radioterapia Ablativa

Ablativa é o nome dado para a técnica que define o local exato que a radiação vai penetrar no corpo do paciente. É feito um tipo de tatuagem com uma tintura especial que o programa do equipamento lê essa imagem e ativa a radiação para penetrar nesse exato local.

Se ainda tiver restado alguma dúvida sobre a radioterapia, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *