Refluxo: O que é? Quais são os sintomas? Como tratar? Tire suas dúvidas!

0
Refluxo: O que é? Quais são os sintomas? Como tratar? Tire suas dúvidas!

O refluxo é um problema de saúde relativamente comum, já que muitas pessoas têm essa doença do sistema digestivo. Porém, mesmo assim, ela ainda é pouco conhecida de forma aprofundada pela maior parte das pessoas.

Nos tópicos a seguir você vai conhecer de verdade o refluxo gastroesofágico, os seus sintomas, causas e tratamentos. Confira!

O que é refluxo gastroesofágico?

 O refluxo gastroesofágico é uma doença que ataca o sistema digestivo. Nela, o ácido que fica localizado no estômago ou na bile do paciente sobe em direção ao esôfago e isso causa bastante irritação, dor e até inflamação na mucosa desse órgão.

O refluxo acontece, porque o músculo que normalmente impede a passagem reversa desse ácido, deixa de funcionar de forma adequada. Dessa forma, ocorre por conta de estar em uma posição diferente da que ele deve ficar dentro do corpo humano.

Apesar de ser uma doença simples, ele pode causar inflamações graves e outras doenças mais perigosas como esofagite. A gravidade também pode influenciar na ocorrência do refluxo gastroesofágico, se a pessoa estiver deitada ou pressionando o estômago para cima, o líquido pode subir pelo esôfago e chegar até a boca.

Dor de refluxo

Quais são os sintomas?

 O principal sintoma do refluxo é aquela sensação de um líquido ácido subindo pela sua garganta até chegar à boca. Ele também causa queimação, azia, mal estar estomacal.

Além disso, pode ter dor na hora de comer ou engolir alimentos e bebidas, dor no tórax, salivação e náuseas. Existem alguns outros sintomas que vão além da área direta que o refluxo atua, apessoa pode ter asma, tosse crônica, laringite e até uma erosão no esmalte dos dentes causada pela acidez do líquido esofágico.

Refluxo tem cura?

 Sim, o refluxo tem cura, mas precisa de dedicação e força de vontade do paciente. Na maioria das vezes ,ele precisa modificar completamente os seus hábitos para outros mais saudáveis e isso vai além da alimentação. Beber muita água, evitar comidas gordurosas, bebidas alcoólicas e comer antes de dormir são algumas das mudanças que as pessoas têm que passar para se livrar dessa doença digestiva.

Como tratar?

 O tratamento é dividido em quatro partes distintas, a primeira delas é a alimentação. O paciente precisa fazer uma dieta leve, com alimentos que não estimulem o refluxo. Frutas cítricas, tomate, café, bebidas alcoólicas, cebola, pimenta, chocolate, gorduras e frituras estão completamente proibidas.

A segunda parte tem a ver com uma mudança de vida que a pessoa tem que colocar na cabeça e fazer. Reduzir ou parar de beber bebidas alcoólicas, parar de fumar, emagrecer se estiver obesa, não deitar logo após as refeições, não dormir assim que acaba de comer, não comer demais em uma refeição, entre outras dicas essenciais para se livrar do problema.

A terceira parte são os medicamentos, normalmente, os médicos indicam o uso de omeprazol e de cimetidina, mas outros remédios parecidos com esses também podem ser utilizados. Não existe um tempo certo de tratamento, tem pessoas que passam mais de 10 anos fazendo o uso dos remédios até se livrar de vez do refluxo.

Por fim, caso nada disso dê certo, o médico pode indicar a cirurgia de fundoplicação de Nissen que é feita por meio de laparoscopia. Porém, com o passar dos anos se descobriu que é mais eficiente o uso do remédio do que a própria cirurgia. Com isso, praticamente nenhum especialista indica esse método.

Refluxo queimação

Refluxo em bebê

 É normal que o bebê, principalmente os recém-nascidos, tenham um pouco de refluxo. Porém, se o caso for mais grave, o ideal é você buscar o médico para saber se é necessário iniciar o tratamento de forma imediata.

Na gravidez

 Na gravidez também é comum que as mulheres tenham refluxo. Isso porque o próprio feto aperta a parede do estômago e faz com que o ácido suba pelo esôfago, é completamente normal e só precisa ser tratado se causar algum mal para a mulher, ou ela se sentir incomodada.

Não se automedique, conte ao médico o problema que ele vai te receitar um remédio para diminuir ou acabar com os seus refluxos.

Qual o remédio para refluxo?

 Vários remédios podem ser indicados por especialistas, o mais comum são os antiácidos e os antirrefluxo. O mais famoso de todos é o omeprazol, mas existem outros no mercado.

Se tiver ainda alguma dúvida sobre o refluxo, deixe o seu comentário aqui embaixo!

 

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *