Retenção de líquido: Saiba como diminuir o inchaço!

0
Retenção de líquido: Saiba como diminuir o inchaço!

A retenção de líquido é, na verdade, um sintoma causado por alguns problemas em órgãos específicos ou por alguns tratamentos que desencadeiam essa condição. Ela tem sido muito comum, por conta do estilo de vida que boa parte das pessoas levam, atualmente, em todo o planeta.

Nos tópicos que virão a seguir você vai entender o que é a retenção de líquido, as principais causas, se há algum outro tipo de sintoma e também como se livrar dela de uma vez por todas. Veja!

O que causa a retenção de líquido e o que causa?

Retenção de líquido é um termo utilizado no meio médico para explicar o inchaço. Todo mundo já se sentiu inchado alguma vez na vida e, em algumas situações, esse inchaço é permanente, ou seja, ela não é eliminado após alguns dias. Nestes casos, a retenção de líquido é mais perigosa e precisa sim de um tratamento mais específico.

As causas desse problemas são várias. Pode ser apenas uma resposta do seu corpo a um dia que você tomou muita bebida alcoólica e se alimentou mal, ou, então, ser, realmente, um sintoma de um problema de saúde mais graves.

Condições nos rins, no fígado, no estômago e na tireoide podem causar isso além de inchaço permanente. Para cada uma dessas situações, é preciso tratar o problema de forma específica para que esse sintoma desapareça.

Alguns remédios, reações inflamatórias, excesso de sal, de proteína, tudo isso pode causar a retenção de líquido e causar problemas mais graves ao paciente.

Quais os sintomas que a retenção de líquido causa?

O principal sintoma da doença é o edema. Pessoas com esse problema podem criar bolas líquidas em determinadas partes do corpo, como as pernas, as coxas, a barriga, entre outras.

Além disso, a sensação de inchaço o tempo inteiro que é muito incômoda e bem perceptível para a pessoa que sofre desse problema de saúde.

Retenção de líquido na gravidez?

É um dos sintomas mais comuns durante a gravidez, o aumento de peso dificulta a circulação de sangue nas veias. Não é preciso se desesperar e ficar nervosa porque é algo muito normal e controlável desde de que você tome os cuidados necessários e sentir os sintomas no grau mais leve possível. O potássio é um grande aliado nessa fase, portanto coma bastante vegetais e frutas como: tomate, espinafre, cogumelos secos sem sal irão ajudar a manter o controle. Nesse período da sua vida busque evitar alimentos ricos em sódio e roupas apertadas. Evitar essas duas coisas pode ajudar e muito no controle da retenção.

O que fazer nesses casos?

Existem alguns métodos que você pode testar na sua casa, antes de consultar um médico. Ao sentir os sintomas não é preciso se desesperar e chamar e sair correndo, abaixo irei te ensinar alguns métodos que podem ajudar a eliminar o líquido e desfazer os edemas. Porém se esses métodos não funcionarem após dois dias, recomendamos que você abandone os tratamentos caseiros e  vá para o hospital, lembre de dizer ao médico por qualquer procedimento que você passou. Veja abaixo como melhorar dos edemas👇

Os melhores chás para combater os sintomas do inchaço!

chá

Antes de qualquer coisa, é preciso saber a causa da sua retenção de líquido. Se for por conta de um mero exagero de final de semana, aí sim os chás e beber bastante água podem resolver. Caso seja um problema de saúde, aí é preciso fazer um tratamento tradicional, apenas o consumo de chá não vai adiantar nada.

Os chás mais indicados são os chamados detox que eliminam esse excesso de sal e de proteína do corpo humano. Existe o chá verde, o chá preto, o chá vermelho.

Sucos para combater o inchaço abdominal

retenção de líquido suco

No caso dos sucos, o detox faz muito efeito. Com muitas folhas verdes, gengibre, maçã e outros elementos desintoxicantes.

Como já foi dito, a retenção de líquido pode ser o sintoma de um problema sério de saúde. Por isso, sempre procure um médico e não faça tratamentos por conta própria.

Alimentos que ajudam a combater a retenção

retenção de líquido alimentos

Alimentos ricos em água e pobres em sal e proteína são os melhores para combater o inchaço. Ou seja, frutas, verduras, legumes, todos sem a adição de sal, de óleos, nada disso. Mas o principal remédio para o inchaço é, realmente, a água. Beba muita água todos os dias, de preferência, mais de dois litros por dias.

Remédios para eliminar a retenção abdominal

O uso de medicamento para esse problema de saúde deve ser indicado e receitado pelo médico. A sua situação pode ser por conta do aumento da sua pressão arterial, enquanto da outra pessoa é pelo excesso de ácido úrico e do outro por ter algum tipo de hepatite. Então, não existe um medicamento único para isso. É preciso descobrir a causa do seu inchaço e tratar essa causa que o sintoma vai desaparecer.

A retenção de líquido pode ser um problema muito simples, como também o sintoma de uma enfermidade bem grave. Por isso, ir ao médico é essencial, principalmente se o inchaço permanecer por mais de um dia, mesmo você tomando bastante água e se alimentando bem.

Os sucos e chás podem ser tomados, desde que com moderação e sem transformar esse hábito no tratamento convencional para a sua retenção de líquido. Sempre procure um médico antes de começar a tomar qualquer coisa.

Caso tenha ainda restado alguma dúvida sobre a retenção de líquido, as suas causas e tratamento, deixe o seu comentário aqui embaixo!

 

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *