Reumatismo: O que é? Como diagnosticar? E fazer o tratamento? Tem cura? Dá para prevenir?

0
Reumatismo: O que é? Como diagnosticar? E fazer o tratamento? Tem cura? Dá para prevenir?

Provavelmente você já deve ter escutado o termo médico “Reumatismo”. E provavelmente você também deve achar que é uma doença específica e não sabe exatamente o que significa. Acertamos?

Termo antigo e o mais popular, costuma confundir um pouco a cabeça das pessoas. Mas estamos aqui para te ajudar!

O que é o reumatismo?

O Reumatismo não é uma doença, mas sim o nome dado a um grupo de mais de 100 doenças. Na verdade esse nome é o usado popularmente e atualmente os médicos substituíram esse termo para  “doenças reumatológicas”. Assim o nome fica mais fiel ao que é exatamente.

Esse grande grupo de doenças englobam problemas nos sistema muscular e osteoarticular que tenham sua origem não traumática.

Quais são os tipos?

Mas se tem mais de 100 tipos de Reumatismo, quais são elas? A lista é bem grande, mas dentre os mais comuns e conhecidos, estão:

  • Artrite;
  • Artrose;
  • Osteoporose;
  • Bursite;
  • Febre reumática;
  • Dor nas costas;
  • Lúpus;
  • Fibromialgia;
  • Capsulite adesiva;
  • Espondilite anquilosante;
  • Gota;

reumatismo mãos

Reumatismo no sangue

Apesar de muitas pessoas chamarem de Reumatismo no sangue, esse termo também não é usado pela comunidade médica – apenas popular. No caso, o nome correto é febre reumática. Essa doença pode chegar nas articulações e atingir um quadro mais grave chegando nas válvulas cardíacas.

Quais são os sintomas?

Como o Reumatismo pode ser diversas doenças diferentes, os sintomas também irão variar conforme o tipo. Mas apesar das diferenças, alguns sinais se mostram parecidos na maioria delas. Sendo os principais deles:

  • Dor na articulação (com ou sem inchaço e incapacidade funcional);
  • Dor no membro;
  • Não conseguir realizar movimentos facilmente;
  • Falta de força muscular.

Os sintomas podem acompanhá-lo em qualquer momento do dia, mas costumam ser mais comuns e mais intensos logo após acordar.

E as causas do reumatismo?

A primeira coisa a se saber é que o Reumatismo não possui nenhuma causa traumática. Ou seja, não pode ser causada por algum acidente ou trauma físico. É importante destacar novamente, que como estamos falando de várias doenças, as causas podem variar também. Dentre os principais fatores que costumam ser possíveis causas, estão:

  • Falha do sistema imunológico;
  • Desgaste de tecidos e/ou órgãos;
  • Condição hereditária.

Apesar de não ter uma idade específica para ocorrer, são os idosos que estão na faixa de maior risco. Conforme a idade vai aumentando, o risco de desenvolver algumas dessas doenças reumáticas cresce também.

Reumatismo nas mãos

Como é o tratamento?

Mais um vez, o tipo do Reumatismo é quem ditará qual será o melhor tipo de tratamento para o paciente. Cada doença reumatológica possui um tratamento específico. No caso das doenças como artrite, o tratamento é feito com anti-inflamatórios comuns e até corticoides (dependendo do caso). Já em casos de doenças de origem autoimune, deve ser tratada com remédios imunossupressores.

Em geral, o médico irá receitar o tratamento para controlar a dor e inflamação. Em todos os casos é essencial ter acompanhamento auxiliar de fisioterapia. Através dela os sintomas são aliviados (principalmente a dor) e ajuda a melhorar a qualidade de vida (melhorando os movimentos básicos do dia a dia).

O reumatismo tem cura?

A cura completa do quadro de Reumatismo irá depender diretamente do tipo da doença e do caso específico de cada paciente. Várias delas podem ser curadas totalmente, como tendinites, bursites, febre reumática etc. Apesar de algumas acompanharem a vida toda do paciente, pode ter um tratamento adequado para controle da doença e oferecer uma qualidade de vida.

Como prevenir?

Há mesmo formas de prevenir o Reumatismo? Sim, alguns costumes podem ser mudados desde já para prevenir qualquer tipo da doença. Quando falamos de fatores hereditários é mais complicado, mas essas dicas servem também para melhorar a vida de quem sofre com a doença.

Evite o cigarro

O cigarro é apontado como um dos fatores de risco quando falamos de doenças reumáticas. Ele pode ajudar no processo inflamatório da artrite reumatoide, piorando a doença em questões imunológicas. Por isso, evite fumar!

Controle o peso

Se manter no peso correto para o seu corpo é essencial na hora de evitar doenças reumáticas. Quando você atinge o excesso de peso, pode acabar causando uma sobrecarga para o seu corpo. Isso faz com o que o processo de degeneração das articulações seja acelerado. Se mantenha saudável e em equilíbrio.

Não sobrecarregue as articulações

Como o avanço da idade é um dos fatores de riscos do Reumatismo, o ideal é que o idoso não force demais as articulações. Como pode ser difícil abaixar para pegar algo e até subir as escadas, vale readaptar o espaço para que as articulações não sejam sobrecarregadas.

Te ajudamos a clarear um pouco a mente sobre o Reumatismo? Nos conte nos comentários!

 

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *