Rinite: O que é? Como tratar? Tem cura?

0
Rinite: O que é? Como tratar? Tem cura?

É difícil você encontrar uma pessoa que não tenha rinite. A maior parte da população passa por problemas relacionados a esse tipo de alergia que é muito diverso e acumulativo. Isso porque a rinite pode ser causada por dezenas de situações, o que a deixa bastante comum.

Nos tópicos  seguir, você vai entender de fato o que é realmente a rinite, as causas dela, as complicações, os sintomas, os tipos  e tudo que envolve essa famosa alergia. Confira!

O que é Rinite?

Ao contrário do que muitos pensam, não é sinônimo de um complexo de alergias. Na verdade, ela é a simples irritação, coceira, inchaço e congestionamento da mucosa do nariz. É a chamada alergia do nariz.

Por atacar logo o órgão mais sensível do sistema respiratório, a rinite pode ter dezenas de causas diferentes, o que faz com que várias pessoas, a maior parte delas, com certeza, já tiveram ou vão ter ainda esse problema de saúde.

Afinal de contas, quem nunca teve o nariz congestionado, ou irritado por entrar em contato com uma fumaça, um perfume, ou com pelos? Ela é tudo isso e muito mais.

rinite imagem

Crônica

A rinite começa com uma simples alergia que se cura pelo não contato mais da pessoa com aquela causa da doença. Porém, pode ser que ao não ser tratada e prevenida, ela se transforme em uma enfermidade crônica.

A rinite crônica é quando a irritação e o congestionamento da mucosa nasal dura por meses e com consequências graves. Ficar meses com o nariz congestionado não é nada bom, causa muitas dificuldades de respirar e outras questões que interferem negativamente no bem-estar da pessoa.

Para tratar essa doença, pode ser feito o uso de vacinas, de medicamentos via oral, ou, até mesmo, uma cirurgia para aumentar o espaço do nariz que o ar passa para chegar aos pulmões.

Alérgica

Rinite alérgica é o nome composto da rinite. Ela é alérgica por natureza e pode ser causada por uma infinidade de possibilidades. Entre as principais causas dela  estão a poeira, os pelos, perfumes, fumaça, cigarro, flores, mas a cada dia se descobrem novas formas de causar a rinite alérgica.

É uma doença extremamente comum, talvez a mais comum da humanidade, e para se livrar dela é só deixar de ter contato com a causa do problema. Se for um perfume, pare de usá-lo, se for o cigarro, pare de fumar ou de ficar perto de pessoas que fumam e assim por diante.

Não existe tratamento para esse tipo de alergia, mas há vários medicamentos antialérgicos que diminuem ou acabam com os sintomas. Inclusive, os de pingar no nariz congestionado e os de comprimido mesmo para a pessoa tomar.

Rinite tem cura?

A rinite é uma doença incurável e completamente difícil de algum dia a humanidade descobrir uma forma real de cura dela. Isso porque são muitas as causas e cada uma precisaria de uma forma diferente de cura.

Claro que de forma momentânea ela é curada pelo uso dos antialérgicos, da vacina e até mesmo a cirurgia. Mas nada garante que, em algum dia da sua vida, ela volte a atacar.

Da febre?

A rinite não é um tipo de infecção, então ela não causa febre, nem dor de cabeça, nem nada disso. Porém, se ela avançar e persistir, pode se transformar em um problema mais grave, como a sinusite, por exemplo, que aí sim é uma infecção e causa dor de cabeça, febre e outros sintomas.

Tratamento

O tratamento é, antes de qualquer coisa, preventivo. Basta você não ter contato com a causa da sua rinite que ela vai desaparecer.

Porém, pode ser feito também com base em medicamentos antialérgicos, vacina e cirurgia para facilitar a entrada de ar pelo nariz.

rinite imagem

Vasomotora

A rinite vasomotora é um agravamento da rinite alérgica. Ela se transforma em uma inflamação que causa outros sintomas mais preocupantes, como a coriza, a dor no interior do nariz e a coceira.

A diferença do tratamento dela é o uso do anti-inflamatório em conjunto com o antialérgico.

Atrófica

É a forma mais perigosa e crônica da rinite. Ela causa problemas mais graves, como a eliminação de uma secreção amarelada e com bastante odor das narinas, além da atrofia da região interna do nariz.

Para esse tipo é utilizado um medicamento próprio que elimina os sintomas e deixa a pessoa curada.

Leia mais conteúdo no texto sobre Amigdalite!

Se ainda restar alguma dúvida sobre a rinite, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *