Rivotril: Indicações, como tomar, e cuidados ao usar esse medicamento

Rivotril: Indicações, como tomar, e cuidados ao usar esse medicamento

O Rivotril é um dos medicamentos mais procurados por pessoas que buscam tratar certos males da atualidade, entre eles a ansiedade. Trata-se de um remédio também chamado de clonazepam e pertencente à família benzodiazepínicos. O uso do Rivotril é tão comum atualmente, que várias reportagens já foram feitas falando sobre esse medicamento, o que faz aumentar ainda mais a curiosidade das pessoas com relação aos seus benefícios. O Rivotril é um medicamento da área psiquiátrica e portanto só pode ser vendido com receita médica especial, sendo que uma das vias fica presa na farmácia ou drogaria. Essa foi uma medida de segurança encontrada pelos órgãos responsáveis, pois o uso excessivo pode causar dependência.

Onde posso encontrar Rivotril e qual o preço?

Rivotril é um remédio sem dificuldades de ser encontrado nas farmácias do Brasil. Temos duas afiliadas que vendem o Rivotril a um ótimo preço, confira os valores do medicamento e do frete na Drogaria Araújo e na Drogaria Onofre clicando a seguir e descubra qual é melhor pra você!

drogaria-onofre

botao-araujo

Para que ele é indicado?

O Rivotril é se encaixa na classe dos remédios ansiolíticos, ou seja, uma substância que tem como principal função diminuir a ansiedade. Nesse mesmo grupo estão medicamentos semelhantes como o Lexotan e o Valium, que são muito usado por especialistas no tratamento contra insônia e transtornos de ansiedade causados por vários fatores, sendo que ele também é usado como um anticonvulsivo.

Como funciona?

No organismo, o Rivotril age diretamente no GABA (receptor do ácido gama-aminobutírico). Muito comum no sistema nervoso central, o GABA é tão importante nos mamíferos que ele é considerado o principal neurotransmissor inibitório localizado no sistema nervoso central. Sabemos que a principal função do Rivotril é potencializar a ação desse neurotransmissor, sendo que é dessa maneira que ele age no tratamento, e os seus atributos farmacológicos são:

  • Ansiolítica.
  • Anticonvulsivante.
  • Hipnótica.
  • Relaxamento muscular.

A sua ação é muito rápida, sendo sentida após alguns minutos após a sua ingestão, essa caraterística é muito importante para quem precisa dormir rapidamente ou em pacientes que sofrem com ataques de ansiedade que necessitam de uma resposta rápida.

rivotril

Como usar?

A quantidade de Rivotril que deve ser usada vai depender de cada quadro apresentado. Para saber a medida correta que o paciente deve tomar o médico leva em consideração vários fatores, como a resposta ao tratamento, a idade e também a intolerância. Os comprimidos são muito usados por adultos que estejam começando o tratamento, pois facilitam a dosagem diária. É muito importante usar a dosagem certa do Rivotril, pois qual elas estão abaixo do recomendado, o tratamento não surte o efeito esperado, por outro lado, em casos de superdosagem os sintomas podem ser acentuados, piorando o quadro dos pacientes muitas vezes.

Uma informação importante é que, caso o paciente esqueça de tomar a sua dose diária por alguma razão, ele não deve jamais dobrar a dosagem do Rivotril, pois os efeitos colaterais podem ser muito prejudiciais. Nesse caso, basta seguir o tratamento, tomando a próxima dose normalmente no horário estipulado pelo médico.

Quais os efeitos colaterais?

Alguns efeitos colaterais já foram percebidos com o uso do Rivotril, mas de acordo com especialistas, esse medicamento é muito seguro. Entre esses efeitos estão:

  • Amnésia de fatos recentes.
  • Sensação de sedação.
  • Possíveis dificuldades de guardar informações novas.

Vale lembrar que quando tomado a noite, para dormir, nenhum efeito foi notado.

E você toma ou já tomou Rivotril? Conta pra gente nos comentários!

Recomendamos para você:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (437 votes, average: 4,95 out of 5)
Loading...