Sapinho: saiba tudo sobre essa doença que pode atacar adultos e também bebês

0
Sapinho: saiba tudo sobre essa doença que pode atacar adultos e também bebês

O sapinho é um problema de saúde bem conhecido no Brasil, já que muitas pessoas já tiveram essa doença. Porém, de alguns anos para cá, os tratamentos e a prevenção têm sido feitos com qualidade e isso diminuiu os casos de sapinho pelo país.

Para você que ainda tem dúvidas ou precisa de informações sobre o sapinho, nos tópicos a seguir você vai saber o que é essa doença, as suas causas, os tratamentos e outros dados relevantes sobre ela. Veja!

O que é o sapinho?

O sapinho é um nome popular dado a um tipo de candidíase que ocorre na boca de pessoas. Ela é muito comum em pacientes com problemas no sistema imunológico e também em bebês.

Apesar de não ser grave e ter tratamento, o sapinho deve ser visto com cuidado. Se você teve ou tem sapinho, é bom tratá-lo logo para evitar que se transforme em algo maior, além de também fazer outros exames para saber se está com alguma doença que enfraqueça o seu sistema imunológico.

Causas

A causa do sapinho é a baixa imunidade. Isso porque o fungo da Candida albicans já vive no corpo humano, de forma natural, assim com outros milhões de fungos e bactérias. A questão é que ele tem uma quantidade equilibrada dentro do corpo humano e isso faz com que ele não gere a candidíase.

Porém, quando a imunidade de uma pessoa abaixa, a Candida albicans se multiplica pelo corpo e pode causar o sapinho, tanto em crianças como em adultos.

Também é possível que você aumente a quantidade de fungo no seu corpo por outros meios. No caso de bebês por exemplo, com chupetas e mamadeiras infectadas, por exemplo. Porém, o mais comum é que apenas com a baixa imunidade você já tenha esse problema.

Por isso, o sapinho é muito comum e pode atacar qualquer pessoa. Claro que para ele ocorrer e trazer transtornos é preciso que o sistema imunológico esteja muito baixo. Mas isso só acontece em adultos que têm algum problema de saúde grave que ataque a imunidade deles.

Sintomas

sapinho na boca 1

O principal sintoma do sapinho é o aparecimento das manchas brancas pela língua, céu da boca e também na gengiva. O mais comum é o aparecimento na língua mesmo.

Essas manchas são bem doloridas e podem atrapalhar na alimentação de quem tem a infecção. No caso de bebês é ainda mais perigoso, porque isso pode causar a desidratação e a desnutrição da criança que não consegue sequer tomar o leite materno.

Tratamento para sapinho

O tratamento é feito primeiro com o uso de analgésicos para que o paciente consiga se alimentar normalmente e pare de sentir dores. Normalmente, esse analgésico é bem forte, já que as dores são intensas.

Além disso, também são indicados o uso de antifúngicos que podem ser encontrados de duas formas. Existe a pomada que é passada em toda a área afetada na boca e o comprimido, para casos de maior gravidade.

O tratamento é fácil e rápido. Logo a pessoa fica curada do problema. A questão é que se ela tiver uma doença que atinja o sistema imunológico, não tem antifúngico que faça o a infecção desaparecer. É preciso tratar essa outra doença, para poder tratar o sapinho e acabar com ele.

Prevenção

A prevenção é sempre a higiene e manter o seu sistema imunológico forte e saudável. Para isso, é preciso se alimentar bem, dormir direito, fazer exercícios físicos… Tome bastante água diariamente, limpe as mãos a todo momento, tome banho com regularidade e mantenha outros hábitos igualmente saudáveis.

No caso de bebês, uma dica importante é a mãe passar a pomada antifúngica no mamilo na hora de amamentar. Esse ato ajuda na não transmissão da Candida albicans de mãe para filho e, assim, evita o aparecimento do sapinho na boca do bebê.

Sapinho na boca

O sapinho ocorre exatamente na boca. Se não tratado, pode ser que a infecção avance e chegue a órgãos internos, como o esôfago. Porém, isso é muito difícil de acontecer, já que assim que ele aparece as pessoas logo procuram tratamento, porque dói bastante ao ponto de não conseguir comer ou até beber água.

Sapinho em bebês

sapinho bebe

Bebês de até seis meses de idade fazem parte do grupo de risco de ter sapinho. Isso porque nesse tempo eles ainda têm baixa imunidade e a chance de infecção é alta. Para evitar isso, cuide do seu bebê para que ele não coloque na boca objetos sem a devida higiene. Além disso, passe a pomada antifúngica no seu mamilo antes de amamentar a criança.

O tratamento em bebês também é feito com antifúngicos. Nos casos menos graves é usada a própria pomada na boca da criança e se a infecção aumentar e se espalhar pode ser usado o antifúngico em comprimido ou até injeções.

Se tiver ainda alguma dúvida sobre o sapinho, deixe o seu comentário aqui embaixo!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *