Síndrome de  Tourette: Saiba o que é e como aprender a lidar com ela!

0
Síndrome de  Tourette: Saiba o que é e como aprender a lidar com ela!

Um dos distúrbios de origem cerebral mais conhecidos do mundo inteiro é a Síndrome de Tourette. Por mais que você ache esse nome estranho ou formal demais, com certeza, você já ouviu falar, conhece alguém, ou você mesmo possui esse distúrbio.

Nos tópicos a seguir você vai saber tudo sobre a Síndrome de Tourette. O que ela é, as causas, os tratamentos, se tem cura ou não, entre outras informações relevantes. Confira!

O que é?

A Síndrome de Tourette é um distúrbio em que o paciente faz movimentos ou sons repetitivos de tempos em tempos por conta de algum problema relacionado ao sistema nervoso.

Essa síndrome é conhecida popularmente como tique, muito mais falado nesse termo do que no Síndrome de Tourette.

Tem cura?

Não tem cura, mas é tratável e é possível controlar boa parte do tique para que a pessoa tenha uma qualidade de vida normal e com uma autoestima mais elevada.

Existem terapias que ajudam bastante no controle da síndrome, como é o caso da TCC – terapia comportamental cognitiva, que consegue diminuir a quantidade a intensidade do tique com o passar do tratamento.

Há também outras formas de tratamento. Quem vai definir o melhor a ser utilizado com o determinado paciente é o médico e o psicólogo.

Sindrome de Tourette grave

Existem situações em que a Síndrome de Tourette é bem grave, já que modifica movimentos e sons de forma muito intensa, o que atrapalha a qualidade de vida do paciente. O que se pode dizer é que até nesses casos mais graves, é possível tratar e controlar os tiques para que a pessoa tenha uma vida normal.

O tique é um transtorno que ocorre no sistema nervoso, em um ou vários nervos em específicos que conduzem os movimentos e os sons. Por isso, é complicado encontrar a cura, mas o tratamento é, relativamente simples, já que é sabido como controlar esses efeitos desse problema no sistema nervoso.

Isso também facilita o diagnóstico. Já que o problema no neurônio que causa o tique pode ser visto no bebê, na criança, enfim, independente da idade e isso é mais um facilitador ao tratamento, já que é descoberto assim que os sintomas começam a surgir.

Quais os sintomas?

sindrome de tourette

O principal sintoma da Síndrome de Tourette é o tique, que é o movimento desorganizado e repetitivo de uma parte do corpo ou a emissão de sons que ocorrem da mesma forma.

Mas, além disso, alguns pacientes também podem apresentar outros sintomas indiretos, como baixa autoestima, depressão, tristeza, desânimo, dificuldade de socializar, entre outros.

Os tiques mais comuns são os de piscar o olho, franzir a testa, contrair os músculos do rosto, balançar a cabeça, contrair músculos abdominais ou de outras partes do corpo ou até movimentos que parecem ser propositais, mas não são, como é o caso de bater em objetos que estão próximos, como se fossem instrumentos musicais. A diferença é que isso ocorre a todo momento e de forma repetitiva.

Há também os tiques sonoros que são formados por tosse, coçar a garganta e fungar. Há também pacientes que falam determinadas palavras ou partes de palavras de forma repetitiva e desorganizada.

Conheça também tudo sobre a síndrome de Burnout!

CID

O CID que determina o distúrbio causado pela Síndrome de Tourette é o CID 10 – F95.

Acupuntura

Existem alguns tratamentos de medicina oriental que podem ser usados para melhorar as condições de pessoas que vivem com tique. Um deles é a acupuntura que tem trazido resultados positivos a muitos pacientes.

Autismo

A Síndrome de Tourette é um distúrbio independente de qualquer doença, ocorre com pessoas consideradas saudáveis e com outras que possuem outros distúrbios ou transtornos, como é o caso do autismo. Mas não há ligação direta entre uma síndrome e outra, mas é um caso pesquisado pela ciência que acredita que podem ter sim algum tipo de relação.

Quais são as causas?

sindrome de tourette menina com tique

Um dos problemas relacionados a essa síndrome é que se sabe o que ela afeta para existir, mas não se sabe ainda o que a causou. A síndrome vem de uma alteração no sistema nervoso, em tipos específicos de neurônios que afetam os movimentos e emissões de som, porém não sabe a causa disso ocorrer.

O que os cientistas têm certeza é que essa síndrome tem alto valor genético, ou seja, provavelmente ocorre por algum tipo de mutação, além de poder ser passada de geração para geração.

Aposentadoria

A Síndrome de Tourette é um transtorno tratável e controlável, ou seja, na maior parte das vezes a pessoa consegue ter uma vida normal e trabalhar também como qualquer outra. Apenas em casos bem específicos e graves que ela pode tornar o paciente incapacitante para o trabalho e, assim, aposentado por invalidez.

Se tiver ainda alguma dúvida a respeito da Síndrome de Tourette, deixe o seu comentário aqui embaixo!

 

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *