Sintomas da Aids: Conheça aqui os sintomas e mais informações!

0
Sintomas da Aids: Conheça aqui os sintomas e mais informações!

A Aids é uma das doenças mais temidas e tabuzadas pela sociedade. De um lado por ainda ser uma doença sem cura, apesar da pessoa com a doença poder viver uma vida longa e plena com os tratamentos atuais. De outro, por ser uma doença que é transmitida, em muitos dos casos, pelo sexo desprotegido. Isso faz com que além de conviver com uma doença que não terá fim nunca, o peso dela seja acompanhado pelo mal olhar visto pela sociedade. Existem muitas pessoas que convivem com o vírus HIV e não desenvolvem a Aids por muitos anos. E outras, que contraem a doença e muitas vezes (sem saber da possibilidade de estar com a doença), confunde os primeiros sintomas com uma mera gripe.  E você, conhece realmente quais são os sintomas da Aids? Não? Então calma que a gente vai te contar!

Aids x HIV

A primeira coisa a se saber, antes de conhecer os sintomas da Aids, é entender que existe uma diferença entre ter HIV e ter Aids. A Aids (ou Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é provocada pelo vírus HIV, mas uma pessoa que possui o vírus HIV dentro dela, pode demorar ou até não desenvolver a Aids se for tratada no começo.

O que acontece é que sem conhecimento prévio e tratamento adequado ao ser contraído pelo vírus, a chance disso ser transformado na doença é muito alto. Pois o vírus do HIV ataca as células de defesa do corpo, ou seja, nossa imunidade. Desta forma, o nosso organismo fica fraco e vulnerável para pegar qualquer doença, desde uma gripe ao câncer. Também fica sem defesa para sarar com facilidade de doenças. Por isso é comum escutar-se “ninguém morre de Aids”, porque as pessoas que convivem com a doença geralmente morrem por pegar outra doença e o seu corpo não conseguir lidar contra.

sintomas da aids

Como se pega a Aids?

Como explicado, a Aids é a doença causada pelo vírus do HIV. Então pode-se pegar Aids se você foi exposta ao vírus das seguintes formas por pessoas já contaminadas:

  • Pelo sangue (exemplos: uso de seringa, transfusão de sangue, instrumentos cortantes ou que furam não esterilizados);
  • Esperma e secreção vaginal (exemplos: sexo vaginal, oral ou anal sem o uso de preservativo);
  • Leite materno (exemplo: amamentação).

É importante ressaltar que o vírus do HIV pode ser transmitido mesmo que a pessoa não tenha a Aids.

Sintomas da Aids

Agora que você já conhece a doença, conheça quais são os sintomas da aids. Os primeiros sintomas da Aids demoram a aparecer, eles pode surgem de 8 a 10 anos após a pessoa ter sido contraída pelo vírus do HIV e não tratado devidamente. Na maioria das vezes é em pessoas que nem sabiam da doença. A Aids surge quando o sistema imune está completamente danificado e fraco. Os sintomas incluem:

  • Febre alta e persistente;
  • Tosse seca e garganta arranhada;
  • Dor de cabeça;
  • Dificuldade de concentração;
  • Suores noturnos;
  • Inchaço dos gânglios linfáticos por mais de 3 meses;
  • Extremo cansaço e fadiga;
  • Dor nas articulações e músculos;
  • Perda de peso rápida;
  • Diarreia por mais de 30 dias em conjunto com náusea e vômitos;
  • Candidíase oral ou genital que demora a passar;
  • Manchas avermelhadas e feridas por todas pele.

A partir desses sintomas é muito comum o surgimento de outras doenças oportunistas que se instalam no corpo muito facilmente como tuberculose, por exemplo.

sintomas da aids

Diagnóstico

O diagnóstico pode ser feito através de um exame de sangue que irá indicar a presença do vírus HIV no organismo. O indicado é que o exame seja feito de 40 a 60 dias após a exposição da pessoa ao risco. Antes desse período o exame pode dar um falso negativo pois o vírus pode ainda estar incubado no organismo. Também é indicado que o exame seja refeito após 3 e 6 meses para confirmação e observação.

Tratamento da Aids

Como dito, não existe uma cura para a doença, o que pode ser feito é um tratamento que amenize os sintomas da Aids e fortaleça o sistema imune fazendo com que o vírus seja enfraquecido diminuindo sua quantidade no sangue.

E aí? O que achou do nosso artigo sobre sintomas da Aids? Deixe seu comentário pra gente!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *