Sinusite: Descubra TODOS os sintomas e o tratamento dessa doença!

0
Sinusite: Descubra TODOS os sintomas e o tratamento dessa doença!

O inverno está chegando no Brasil e junto com ela uma variedade extensa de doenças respiratórias, como é o caso da sinusite. A ligação entre o tempo e essas enfermidades é que nas temperaturas mais frias as pessoas tendem a ficar em locais fechados, próximas, com roupas antigas, empoeiradas e isso causa uma verdadeira epidemia de problemas respiratórios.

Nos tópicos a seguir, você vai entender de fato o que é a sinusite, os seus sintomas, as causas dessa doença e os tratamentos. Confira!

O que é Sinusite?

A sinusite é uma inflamação que ocorre em um local conhecido como o seio da face. É a região entre a parte frontal do crânio, na testa, o nariz, os olhos e a parte superior das bochechas. Essa inflamação ataca a mucosa dessa região e a deixa carregada, o que causa muitas dores e bastante incômodo.

A causa  é exatamente uma reação alérgica que evoluiu para esse congestionamento mais grave na região do seio da face. Normalmente, quando a pessoa tem uma rinite mal tratada ou outro problema alérgico respiratório, a chance disso se transformar em uma sinusite é grande.

Sintomas

O principal sintoma dessa inflamação é exatamente a sensação de congestionamento na parte do seio da face. É possível sentir de verdade que essa região está completamente congestionada, como se fosse um nariz entupido, mas em toda a parte superior do rosto do paciente.

Além disso, existem outros sintomas por conta da inflamação e também do congestionamento. Os principais são a dor intensa nessa região, principalmente na cabeça, na testa e nos olhos e a febre.

A sinusite também causa dificuldade de respirar, dor de garganta, perda do olfato e do paladar, mau hálito e muita tosse.

sinusite imagem

Como tratar?

O tratamento da sinusite é como ocorre com a rinite vasomotora. É uma inflamação a partir de uma alergia e isso se trata com o uso de antialérgicos e também de anti-inflamatórios. Em alguns casos, quando a sinusite fica mais forte, ela se torna uma infecção, aí é necessário fazer o uso de antibióticos.

Outros medicamentos podem ser usados para diminuir e acabar com os sintomas, como os famosos e também perigosos corticoides. O ideal é sempre procurar o otorrino para decidir qual o melhor tratamento a ser feito no caso específico do paciente.

Na maior parte das vezes, apenas um anti-inflamatório resolve o problema. Em outras situações é preciso usar medicamentos mais fortes e mais rápidos.

Sinusite crônica

Ela  quando não tratada pode se tornar uma doença crônica. Os sintomas são praticamente os mesmos, o que difere é a intensidade de cada um deles, principalmente as dores na região do seio da face. É uma dor insuportável e que precisa logo ser tratada, pois a infecção está em um nível bem grave.

Para ser considerada crônica, a sinusite tem que durar por meses. O tratamento dela é feito a partir do uso de antibióticos e outros medicamentos bem fortes que eliminam a congestão na região da face.

Aguda

Toda sinusite é aguda. Isso porque a dor causada por ela é muito forte, mesmo quando não chega até a fase crônica. São dores latejantes, agudas, que geram as famosas pontadas na testa e em toda a parte do seio do rosto.

Alérgica

A maior parte das situações de sinusite ocorrem por conta de uma reação alérgica. Tem gente que primeiro tem a rinite e depois, por não ser bem tratada, transforma-se em uma sinusite. Já há pessoas que só de ter contato com algum elemento alérgico já têm a sinusite automaticamente.

O bom é que a doença é facilmente tratável e se recupera logo, caso o paciente siga as recomendações médicas e tome os medicamentos de forma correta.

Tem cura?

Ela tem cura, ela é rápida, simples, só tomar os remédios que em alguns dias você se livra dela. O problema é que ela volta e pode ocorrer milhares de outras vezes, sempre que você tiver uma reação alérgica a algo relacionado à respiração.

A sinusite é uma doença simples de ser tratada. Assim que sentir os primeiros sintomas, procure o seu médico. Caso ainda tenha restado alguma dúvida sobre o texto, deixe o seu comentário aqui embaixo. E não esqueça de também ler mais conteúdo no texto sobre rinite!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *