Sonambulismo: Quais os sintomas? Tem tratamento? Pode matar?

0
Sonambulismo: Quais os sintomas? Tem tratamento? Pode matar?

Um dos mistérios que rondam a vida humana é o sonambulismo. Muita gente ainda acredita que é algo sobrenatural, recheado de mitos e inverdades. Outras já conhecem um pouco do que a ciência fala do assunto. Mas você sabe, de verdade, o que é o sonambulismo?

Neste texto a sua curiosidade vai ser completamente sanada. Nos próximos tópicos, você vai ter a oportunidade de entender, de uma vez por todas, o que o sonambulismo, as suas causas, os tratamentos e outras informações essenciais. Confira!

O que é o sonambulismo?

O sonambulismo é um transtorno psicológico que ataca diversas pessoas em todo o mundo. Esse problema ocorre durante o sono, a pessoa faz algumas atividades, como falar, se movimentar e até mesmo andar, enquanto dorme.

Existem algumas teorias falaciosas e sobrenaturais a respeito do sonambulismo, mas que são todas mentiras. Não há nada de mágico ou de bruxaria nesse transtorno, é apenas um problema de saúde que ataca o sistema cerebral de algumas pessoas.

O fato de acordar alguém durante o momento em que ela está sonâmbula não causa nenhum mal à pessoa, por exemplo. Há casos, inclusive, que é indicado que se faça isso para evitar que o paciente sofra algum acidente ou se machuque por estar em perigo por conta do sonambulismo.

Algumas evidências provam características próprios do sonambulismo. Ele, por exemplo, ocorre apenas nas primeiras horas do sono. Ele atinge principalmente crianças e cerca de 15% da população mundial já teve, alguma vez na vida, um episódio de sonambulismo.

Outra pesquisa afirma que gêmeos idênticos têm 25% de chances a mais de ter sonambulismo do que os não-idênticos. Além disso, na fase adulta, o transtorno ataca cerca de 3% da população mundial.

No sonambulismo, na maior parte das vezes, a pessoa fica de olho aberto, apesar de estar dormindo. Outro detalhe importante é que não existe um tempo específico. O evento pode durar de poucos minutos até horas.

O sonambulismo é visto pela medicina como um distúrbio do sono, em que o cérebro desperta, mas, ao mesmo tempo, mantém a pessoa inconsciente. Essa confusão feita pelo próprio cérebro é que faz com que o sonambulismo aconteça.

o que é sonambulismo

Causas

Não existe um estudo completo e certeiro a respeito das causas do sonambulismo. O que se sabe é que o distúrbio ocorre principalmente em crianças e homens. Porém, existem alguns fatores de risco que já foram estudados. Veja abaixo quais são:

  • Cansaço excessivo;
  • Febre;
  • Ficar muito tempo sem dormir;
  • Asma;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Ansiedade;
  • Narcolepsia;
  • Depressão;
  • Estresse;
  • AVC;
  • Traumatismo craniano; e
  • Refluxo.

Além da idade que já foi dita, existe um outro fator de risco que é a genética. Estudos provam que 45% das crianças que têm um dos pais que já foram ou que são sonâmbulos têm mais chances de adquirir o transtorno. Caso sejam os dois, as chances aumentam para 60%.

Tratamento para sonambulismo

Não existe um tratamento específico para o sonambulismo, até mesmo pelo fato de não se saber a causa real do problema. Porém, em algumas situações específicas, alguns tipos de medicamentos e de terapias são indicados. Caso o paciente sonâmbulo tenha depressão, ansiedade ou estresse, ele toma medicamentos contra essas enfermidades e isso pode interferir positivamente na reação ao sonambulismo.

Alguns médicos também indicam terapias, hipnose, meditação e outras forma de adquirir o relaxamento necessário para uma boa noite de sono.

É essencial que a pessoa ao ver um sonâmbulo não fique com medo, se assuste, ou tome qualquer atitude que faça com que o paciente tome um susto. O ideal é que ao perceber o sonambulismo, você pegue a pessoa e leve-a para cama com o maior cuidado do mundo. Não há problema em acordar o sonâmbulo, só é melhor evitar porque ele pode ter um ataque de estresse e ficar um pouco desorientado.

Tem cura?

Não há cura para o sonambulismo, porém existem algumas medidas que podem fazer com que o transtorno desapareça. Boas noites de sono, evitar o consumo de bebida alcoólica antes dormir, o uso de medicamentos para depressão e ansiedade, tratamentos psicológicos, meditação e outros.

Normalmente, na fase adulta a pessoa deixa de ser sonâmbula. Em alguns casos há adultos que permanecem com o transtorno e precisam fazer esses tratamentos para poder se livrar do problema.

Agora que você já sabe tudo sobre o sonambulismo, compartilhe este texto com seus amigos nas suas redes sociais!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *