Úlcera Gástrica: Quais são os sintomas? E as causas? Como tratar?

0
Úlcera Gástrica: Quais são os sintomas? E as causas? Como tratar?

Uma doença que tem crescido muito nos últimos anos por conta da má alimentação e de hábitos nada saudáveis por boa parte da população, é a úlcera gástrica. Ela começa como uma simples gastrite, mas que piora com a manutenção da vida desregrada, além do não tratamento da doença.

A úlcera gástrica é muito grave, consiste em um estágio avançado de um grande problema estomacal e pode causar diversos sintomas indesejáveis. Nos tópicos a seguir você vai entender o que ela é de fato, além de saber como fazer o tratamento para essa enfermidade.

O que é?

A úlcera gástrica é a evolução de uma gastrite ou outra doença estomacal que além de não ter sido curada, foi piorada com o passar dos meses e anos. Essa doença forma uma ferida, um buraco mesmo, na parede do estômago, do esôfago ou até do intestino delgado.

A partir desse buraco na mucosa desses importantes órgãos, o paciente passa a sentir muitas dores e outros desconfortos causados pela úlcera gástrica.

Sintomas da úlcera gástrica

O principal sintoma da úlcera gástrica é a dor na área que está a ferida, normalmente no estômago. Além disso, a pessoa tem:

  • Náuseas
  • Vômito
  • Perda de apetite
  • Queimação
  • Azia
  • Dor de cabeça
  • Sangramento na parede do estômago que pode sair pelas fezes do paciente

Para evitar chegar em situação mais crítica, é preciso descobrir a úlcera gástrica rápido e já começar o tratamento. Quando descoberta no início, ela é facilmente tratável e logo o paciente chega à cura. Porém, se demorar muito pode piorar bastante a situação da pessoa.

úlcera-estômago

 

Causas?

São várias as causas da úlcera gástrica. Ela ocorre por conta de um excesso de acidez na parede do estômago e de outros órgãos do sistema digestivo. Com isso, ela pode ser causado por um simples fator genético ou por outros motivos, como uso de medicamentos que aumentam a acidez, infecções por bactérias, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e até o estresse.

Normalmente, em casos de gastrite mal curada, ela pode sim se transformar em uma úlcera gástrica. Por isso, a alimentação saudável e equilibrada, beber bastante água todo dia e outros hábitos saudáveis são a principal forma de prevenção dessa doença.

Úlcera gástrica tem cura?

A úlcera gástrica tem tratamento e também tem cura, para isso o paciente precisa passar por uma verdadeira transformação na vida dele. Uma dieta regulada, bem longe de alimentos ácidos, além de tomar medicamentos para diminuir a acidez no estômago.

É demorado o tratamento e muitas vezes a pessoa convive com a úlcera gástrica por anos, mas ela tem cura sim. Basta ter dedicação e obedecer o que o médico disse e receitou.

ilustração úlcera

Tratamento

O tratamento é feito, basicamente, de três formas, a primeira é a indicação de remédios que eliminam a acidez do estômago. O medicamento mais famoso de todos é o omeprazol, mas ele não é o único. Existem outros medicamentos que podem ser indicados pelo médico.

O especialista também indica alguns analgésicos e até calmantes em alguns casos de maior dor, para que o paciente consiga viver com mais tranquilidade, enquanto faz o tratmento.

A terceira parte do tratamento é a alimentação, consumo de muita água por dia e de alimentos saudáveis e não ácidos. Ou seja, limão, abacaxi, tomate, refrigerante, café, hambúrguer, bebida alcoólica, tudo isso vai ter que estar de fora da sua dieta.

Alimentação para quem tem úlcera

A alimentação tem que ser rica em legumes e verduras cozidos e que não sejam ácidos. Além disso, os grãos, cereais, laticínios lights, pão e carnes magras estão liberados para o consumo da pessoa que tem úlcera gástrica.

Praticamente todo o resto é proibido, inclusive o consumo de frutas altamente ácidas, como é o caso da laranja, limão, abacaxi e outras.

A dieta tem que ser levada a sério, porque é exatamente a alimentação errada a principal causa da úlcera gástrica. De nada adianta encher o estômago de omeprazol, se você não mudar a sua alimentação. Além de não resolver o problema, as chances dele piorar são altíssimas. Não se esqueça também de beber muita água todos os dias, mais de dois litros por dia.

Se tiver gostado deste texto sobre úlcera gástrica e conhece alguém que precisa lê-lo, compartilhe-o com essa pessoa por meio das suas redes sociais!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *