Unha encravada: veja o que causa, como evitar e como desencravar dentro de casa!

0
Unha encravada: veja o que causa, como evitar e como desencravar dentro de casa!

Todo mundo já conheceu alguém que já teve unha encravada também conhecida como onicocriptose alguma vez na vida. É um problema recorrente, que pode ter diversas causas e é muito mais comum em pessoas que já possuem condições nos pés e nas mãos que auxiliam o aparecimento dessas inflamações.

Nos próximos tópicos você vai conhecer as principais causas da unha encravada, além de entender como funciona os tratamentos e se existe a possibilidade de se livrar desse problema de uma vez por todas. Confira!

O que fazer quando se tem e o que causa?

unha encravada

São diversas as causas da unha encravada, a principal delas é o mau cuidado com as unhas. Cortar de qualquer jeito, não lixar, deixar crescer demais, roer as unhas, tudo isso pode e vai causar a inflamação, por elas crescerem da forma errada, entrarem na pele e causarem esses transtornos.

Porém, existem outras causas também que ocorrem com pessoas que possuem problemas mais específicos. Por exemplo: quem usa muito sapato fechado o dia todo, pode ser uma causa de unha encravada, principalmente, se for atleta e jogar muito peso para cima dos pés.

Há também pessoas que nascem com a unha já encravada e que precisam fazer tratamentos com podólogos pelo resto da vida e outras que por conta do tamanho da unha em contraste com o tamanho do pé ou mão também precisam de atenção especial.

Cuidar bem das suas unhas. Jamais cortar por conta própria, roer, usar sapatos fechados o tempo inteiro, não limpar bem os pés e as mãos. Tudo isso influencia.

E, quando ela aparecer, tratar bem a inflamação para que não vire uma infecção e se torne um problema mais grave. Há casos de pessoas que tem que remover a unha, porque não tratou a inflamação da forma correta.

Quais são os tratamentos mais indicados para unha encravada?

como cuidar

A primeira atitude a se tomar é agir contra é evitar que infeccione. Então, você vai ter que tomar anti-inflamatórios orais e também passar pomadas anti-inflamatórias na unha encravada.

Depois disso resolvido, é preciso fazer com que a unha volte para o lugar. Aí o ideal é ir a um podólogo ou manicure para cortar a unha corretamente e fazer com que o crescimento dela seja no sentido certo.

Em casos mais graves, é preciso ir ao médico para que ele indique antibióticos e faça todo o procedimento cirúrgico para evitar que essa infecção piore ainda mais.

Existe tratamento caseiro?

unha encravada tratamento caseiro

Evite tratamentos meramente caseiros e sem certeza de eficácia. Se inflamou, toma o remédio e passa a pomada. Pode incluir nisso um medicamento caseiro, natural? Sim, claro, desde que você não deixe o tratamento tradicional de lado.

Unha encravada com pus e inflamada precisa de cirurgia?

O pus é comum na unha encravada, nem sempre ele indica a infecção, pode estar ainda no processo de inflamação. Por isso, o primeiro a se fazer é tomar o anti-inflamatório e passar a pomada de mesmo efeito.

Caso você veja que não está adiantando, piorou, está tendo outros sintomas como febre, mal estar, busque um médico para começar o tratamento com antibiótico, porque a unha encravada se tornou uma infecção.

Apenas em casos em que a infecção pode se alastrar e tomar proporções maiores. Não deixe que chegue a essa situação. Viu que está encravada, tome um anti-inflamatório e, depois que a dor parar, vá consertar a sua unha.

Como evitar?

como evitar

Para evitar a unha encravada existem diversas opções. Sempre deixá-la bem cortada, lixada, limpa, tratada por manicure, pedicure, podólogo, principalmente, se você tiver algum problema de nascença que faça com que sua unha sempre encrave.

Outra forma de evitar é com a higiene e a oxigenação dos pés. Limpe bem os pés, os dedos, as mãos, seque direito para não criar fungos e frieiras, enfim, seja higiênico com seu corpo. Também não fique com sapatos fechados 24 horas por dia, use meias secas e limpas e sempre lave e seque o pé após usar os sapatos fechados.

A unha encravada é um problema simples, fácil de resolver, mas que se a pessoa enrolar, pode se transformar uma infecção muito perigosa. Tome bastante cuidado com isso!

Se tiver gostado dessas informações a respeito da unha encravada, compartilhe a sua história conosco nos comentários abaixo se você sofre com esse problema!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *