Vitamina B12: Para que serve? Quais alimentos possuem? Existe injetável? Saiba mais!

0
Vitamina B12: Para que serve? Quais alimentos possuem? Existe injetável? Saiba mais!

Existem algumas vitaminas e nutrientes que são essenciais para o nosso corpo, porém nem sempre o nosso organismo produz todos os nutrientes que ele precisa para o bom funcionamento, por isso é necessário ingerirmos eles para manter a saúde do nosso corpo em dia. Uma vitamina muito importante que precisamos consumir é a vitamina B12.

Você sabe para que serve a vitamina B12? Sabe onde encontrar e se ela engorda? Ainda não? Então leia esse artigo e tire todas as suas dúvidas!

Onde comprar a vitamina B12?

Para comprar com segurança e pelos menores preços, uma dica é escolher drogarias online, pois nas lojas físicas os preços são bem mais caros. Além disso, você tem facilidade nas forma de pagamento, rapidez na hora da entrega, preços baixos e compra segura.

Por isso, uma opção é a Drogaria Onofre, que já é conhecida em todo o Brasil e tem entrega rápida.

Nela você pode encontrar valores entre R$ 70,00 ou mais barato, dependendo da marca que escolher. Clique no botão abaixo para comparar os valores da Onofre:

compre onofre ciprofloxacino

Além da Onofre, você também pode adquirir suas cápsulas de B12 pela Araújo, que é uma farmácia mais famosa na região sudeste e sempre tem muitas promoções. Confira:

comprar araújo

Para que serve?

A vitamina B12 é uma vitamina hidrossolúvel que ajuda a manter as células vermelhas presentes no sangue saudável, reduz os riscos de danos no DNA e ajuda a prevenir anemia.

Além do mais, essa vitamina também ajuda a prevenir o envelhecimento do cérebro, por isso é muito indicada para pessoas idosas.

A vitamina B12 também pode ajudar a melhorar a saúde dos músculos, por isso consumir esta vitamina pode ser essencial para quem deseja ter músculos bonitos e saudáveis.

Quais são os benefícios de tomar a vitamina B12?

Por ser um nutriente essencial para o nosso corpo, a ingestão da vitamina B12 pode trazer vários benefícios, entre eles:

  • Ajuda na formação de células vermelhas no sangue
  • Reduz os riscos de haver quebra nos cromossomos que podem prejudicar o DNA
  • Estudos dizem que esta vitamina ajuda a prevenir a depressão
  • É essencial para o sistema nervoso central
  • Previne a perda de memória
  • Melhora a saúde do coração
  • Melhora o humor
  • Ajuda na gravidez

📌 Leia mais também sobre: Ácido fólico e seus benefícios!!


Ela estar em excesso no corpo faz mal?

A vitamina B12 é essencial ao nosso organismo, porém é recomendável que ela esteja em níveis ideais. Em alguns casos raros é possível que o indivíduo sofra com excesso dessa vitamina no seu corpo.

Na maioria dos casos a vitamina B12 é eliminada pela urina, por isso é difícil ela ficar em excesso no organismo.

vitamina b12

E quando a vitamina B12 está baixa?

Muitas pessoas podem sofrer com a falta desta vitamina no corpo, principalmente devido ao tipo de alimentação que esta pessoa possui.

A carência da vitamina B12 ocorre principalmente em pessoas que fazem dietas veganas, pois deixam de consumir alimentos que são ricos nela, como o leite de vaca e seus derivados.

Além do mais, idosos, pessoas que possuem a doença de Crohn, anemia perniciosa e doença celíaca também costumam possuir baixa quantidade de vitamina B12.

O uso de alguns medicamentos também poderá fazer com que a quantidade da vitamina no corpo seja menor. Alguns medicamentos que podem causar essa carência são: antibióticos, remédios para gastrite ou úlceras.

As pessoas que possuem esse tipo de carência deverão consultar um médico para saber se existe ou não a necessidade de tomar suplementos vitamínicos.

mesa com alimentos ricos em vitamina b12

Quais alimentos possuem essa vitamina?

É possível obter a vitamina B12 através de alguns alimentos, assim as pessoas não precisarão fazer uso de suplementos para conseguir chegar nos níveis desejados.

Alguns alimentos ricos na vitamina são:

  • Bife de fígado cozido
  • Fígado de frango cozido
  • Salmão cozido
  • Caranguejo cozido
  • Ostras cozidas
  • Mariscos no vapor
  • Truta grelhada
  • Cereais matinais
  • Creme de amendoim
  • Produtos a base de soja
  • Leite e seus derivados
  • Cordeiro
  • Pato

Caso você esteja com carência de vitamina B12 em seu corpo, o ideal é procurar uma nutricionista para que ela possa montar uma dieta rica nos alimentos que possuem essa vitamina.

Vitamina B12 sublingual

A vitamina B12 sublingual é um tipo da vitamina que pode ser absorvida de duas formas, que é a partir da mucosa intestinal ou da mucosa bucal.

Ela é essencial para pessoas que sofrem de desordem gastrointestinais, que é uma causa comum da deficiência desta vitamina.

Não se sabe ainda quais são as quantidades de vitamina B12 que são absorvidas pela mucosa oral.

A absorção sublingual é tão eficaz quanto a absorção oral.

Existe uma injetável?

Outra forma de consumir a vitamina é na sua forma injetável, que também irá trazer muitos benefícios ao corpo. Essa forma de aplicação é mais necessária quando a pessoa está com alguma dificuldade para ingerir alimentos ou possui alergia a algum que seja rico na vitamina.

Por isso, é importante ressaltar que essa forma da vitamina deve ser prescrita por um médico e só aplicada em casos realmente necessários.

pessoa com barriga grande para representar se a vitamina b12 engorda

A vitamina B12 engorda?

A vitamina B12 não irá engordar, por isso as pessoas que precisam consumir esta vitamina podem ficar despreocupadas, pois não haverá uma ganho de peso relacionada ao consumo dela.

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, é a carência da vitamina que pode aumentar o apetite e consequentemente aumentar o ganho de peso. Por isso consumi-la é essencial.

Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário que responderemos você em seguida!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *