Vitiligo: Descubra o que é essa doença e tire todas as suas dúvidas!

0
Vitiligo: Descubra o que é essa doença e tire todas as suas dúvidas!

O vitiligo é uma doença muito estigmatizada, recheada de boatos e mitos e que muita gente ainda trata com certo preconceito. Isso tudo por conta da falta de informação correta a respeito da enfermidade. Este texto vai acabar com essas fake news. Nele, você vai saber toda a verdade a respeito do vitiligo!

Nos tópicos a seguir você vai entender o que é o vitiligo, os tipos que existem, as causas dessa doença, o tratamento e outras respostas para as suas principais perguntas. Confira!

O que é vitiligo?

O vitiligo é uma doença de pele que, normalmente, ataca pessoas com um nível maior de melanina, ou seja, negros, pardos, indígenas, etc.

É responsável por retirar parte da pigmentação da pele dessas pessoas e faz com que elas tenham manchas espalhadas por diversas partes do corpo, onde ocorreu essa despigmentação. Por ser uma doença autoimune, ou seja, que destrói a pigmentação, as manchas são brancas, o que gera contraste com a pele mais escura e afeta a autoestima de pessoas com essa enfermidade.

Quais são os tipos?

Existem dois tipos específicos de vitiligo. Um deles é o localizado, que é aquele em que as manchas aparecem em locais diferentes e específicos. Ele aparece em cerca de 3 ou 4 lugares, cresce rapidamente, atinge a estabilidade e para por aí. Não aparece em outras partes da pele do paciente.

Já o segundo tipo, é generalizado, ele tem esse nome, porque se espalha por todo o corpo do paciente, espalhando manchas por diferentes partes. Essa é a forma menos comum da doença, mas não é tão rara assim.

mão com vitiligo

E causas?

A principal causa é a genética, porém existem alguns fatores externos que podem ajudar no aparecimento dessas manchas. A doença ocorre, quando as células responsáveis pela melanina morrem ou param de produzir o pigmento.

Entre os fatores externos que podem ajudar no aparecimento do vitiligo estão a exposição ao sol, o estresse e a proximidade ou uso de produtos químicos.

Essa questão ainda é pouco conhecida da ciência, mas o que se sabe é que existe sim um fator genético e ao vitiligo é uma doença autoimune. Ou seja, o próprio sistema imunológico cria essa enfermidade e ela passa a destruir as células que garantem a pigmentação na pele das pessoas.

Ele também ataca mucosas, boca, olhos, enfim, tudo que tem pigmentação no corpo humano pode ser afetado pela doença.

Quais os sintomas do vitiligo? 

O principal sintoma do vitiligo é o aparecimento das manchas brancas pela pele e mucosa. Essas manchas têm formato específico, são simétricas e bem fáceis de serem descobertas e analisadas.

Normalmente, o único sintoma é o surgimento dessas manchas, o que difere é onde eles aparecem, o formato, a quantidade espalhada pelo corpo e outras características.

Como identificar?

Se você está com manchas brancas pelo corpo, espalhadas, em formatos específicos, simétricas e que aumentam de tamanho com rapidez, isso pode ser sim um sinal. Procure um dermatologista, faça os exames e descubra se está ou não com a doença.

O vitiligo é genético?

Existem estudos que apontam a relação entre o vitiligo e a predisposição genética. Porém, a ciência ainda é muito deficitária na resolução das causas dessa doença, mas as pesquisas indicam que há sim essa relação.

modelo com vitiligo

Como fazer o tratamento?

A doença tem cura, embora não ocorra com todos os pacientes, depende de como o corpo da pessoa vai reagir ao tratamento.

O tratamento é feito com base no uso de cremes, de processos de bronzeamento artificial, vitamina D e até com o uso de maquiagens, em casos de manchas pequenas e bem específicas.

O vitiligo é contagioso?

Um dos principais boatos é que ele seria contagioso, isso é mentira. Vitiligo não passa, não é contagioso, pode encostar, tocar, beijar, ter relações sexuais, fazer o que quiser com a pessoa que você não vai pegar nada.

Quais medicamentos tomar? 

O tratamento utiliza cremes medicamentosos com corticoides e vitamina D. São os principais remédios usados para tratar e curar o vitiligo.

Vitiligo tem cura?

Tudo vai depender do tipo e do estágio. Os mais simples são curáveis, tudo vai depender de como o corpo vai agir com o tratamento. Já os mais espalhados, generalizados, são mais difíceis de curar.

Se tiver gostado deste texto sobre o vitiligo, compartilhe-o com outras pessoas que precisam desses esclarecimentos!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *