Xarope para tosse: Veja aqui as MELHORES dicas e receitas caseiras!

0
Xarope para tosse: Veja aqui as MELHORES dicas e receitas caseiras!

A tosse é um mecanismo de defesa do organismo, que acontece quando o aparelho respiratório tenta eliminar micro-organismos que estejam incomodando as vias aéreas. Existem vários tipos de tosse, e para cada tipo (ou se está acometendo o nariz, a garganta ou os pulmões) existe uma causa e um tratamento diferentes, e, portanto, um tipo de xarope para tosse  diferente.

Xarope é uma palavra árabe “sharab” que significa poção ou bebida, e pode ser antitussígeno (para eliminar a tosse), expectorante (indicado para dissolver o muco dos pulmões, traquéia e brônquios para que eles possam ser expelidos com mais facilidade) e mucolítico (indicado para soltar o muco das vias aéreas).

Como não é necessário prescrição médica para comprar os xaropes nas farmácias e drogarias, é importante verificar essas características na embalagem do produto para comprar o xarope mais indicado para o seu problema. Caso a tosse não pare com o uso do xarope, procure um médico.

Xarope para tosse seca

A tosse seca é caracterizada por não fazer barulho de secreção, nem no pulmão e nem na garganta. É bastante persistente (pode durar até 3 semanas) e costuma ser bem incômoda.

Quase sempre a tosse seca é causada por uma reação alérgica, e nesses casos, basta combater a alergia com medicação (anti-histamínicos ou corticóides) e evitar a exposição à sua causa, mas existem várias outras possíveis causas:

  • Amigdalite (bacteriana ou viral);
  • Bronquite;
  • Crise de Asma;
  • Embolia pulmonar;
  • Faringite (bacteriana, fúngica, irritativa ou viral);
  • Laringite (bacteriana, irritativa ou viral);
  • Pneumonia (bacteriana ou viral);
  • Refluxo (a tosse acontece ao deitar ou logo após a alimentação);
  • Rinite alérgica

A tosse seca também pode ser sintoma de doenças mais graves como tuberculose (que também pode começar com uma tosse seca e apresentar catarro depois de algum tempo, e vem acompanhada de outros sintomas como perda de peso e febre) e problemas cardíacos, e por isso, caso a tosse não pare com medicação ou existam outros sintomas, é importante procurar um médico para investigar as verdadeiras causas e tratar adequadamente.

Além da medicação, recomenda-se hidratar bastante as vias áreas, bebendo ao menos 1,5l de água por dia. A água também ajuda a diminuir a irritação na garganta.

Xarope com mel

A maioria dos xaropes e chás contra a tosse tem o mel como ingrediente porque ele é realmente muito eficaz, principalmente contra a tosse seca, pois ele protege as mucosas da garganta e ajuda a diminuir a irritação e a inflamação.

O que muita gente não sabe é que mel não é tudo igual. Os melhores para tosse e para a saúde das vias respiratórias são os de flor de eucalipto (com a coloração mais escura e o sabor mais forte) e o mel silvestre.

Xarope Caseiro para tosse seca

Para tosse seca, os xaropes com alimentos que tenham propriedades antitússicas como a cenoura, o alho e o orégano são os mais eficazes.

xarope para tosse

Xarope de cenoura

Para preparar, você vai precisar de 4 cenouras médias e 1 xícara de mel.

Modo de fazer: Passe a cenoura na centrífuga e junte o suco ao mel. Leve ao fogo baixo até engrossar e depois guarde num recipiente com tampa. Tome uma colher de chá por 3 a 4 vezes ao dia.

De orégano

Ingredientes: 1 colher (sopa) de mel e 1 colher (sopa) de orégano

Modo de fazer: Misture os ingredientes num recipiente de vidro e aqueça no microondas. Tome essa medida 3 a 4 vezes por dia.

Xarope para tosse alérgica

A tosse alérgica também é seca, e acontece sempre que alguém entra em contato com a substância alergênica (poeira, pelo de animais, flor, etc).

É mais comum na primavera e no outono, apesar de ser freqüente também no inverno, por causa dos ambientes fechados. Pode ser irritativa (parece que você não vai parar mais de tossir) e piorar durante a noite.

O tratamento é feito de acordo com o tipo de alergia, mas em geral é receitado um anti-histamínico, além de um xarope para aliviar a tosse e a irritação na garganta.

Uma boa opção de xarope para tosse alérgica é feito com mel e extrato de própolis (que você pode comprar em lojas de artigos naturais), pois o própolis é um poderoso antioxidante com ação antibiótica.

Misture uma colher de mel com 3 colheres de extrato de própolis e tome 2 a 3 colheres por dia.

 xarope para tosse infográfico chás

Onde comprar xarope para tosse?

Você pode comprar seu xarope para tosse em duas das melhores drogarias do pais, Araújo e Onofre. Ambas são drogarias confiáveis e cheias de benefícios e vantagens, como descontos e promoções e segurança na hora da compra.

Para acessar a página oficial das drogarias e comprar seu produto com toda praticidade,  clique nos botões abaixo e realize sua compra.botão de compra araujo onofre botão

E ai gostou do tema? Leia também o texto também Remédios caseiros para tosse!

Você Também Irá Curtir

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *